O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta sexta-feira (22), que irá criar uma lista nacional de criminosos procurados. Para auxiliar os trabalhos de policiais e investigadores, a pasta abriu a possibilidade de conceder recompensa em dinheiro àqueles que fornecerem informações relevantes que conduzam à prisão dos criminosos.
Segundo a portaria, assinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, o valor da recompensa ficará entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. O pagamento será definido a partir de diretrizes como gravidade do crime, grau de eficácia da informação para resolução do fato e prisão do procurado e risco efetivo ou potencial à vida e à integridade física do informante.
“Quando as informações disponibilizadas resultarem em recuperação de produto de crime, a recompensa em favor do informante será de até 5% do valor recuperado. A premiação será custeada com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e o pagamento ocorrerá por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)”, explicou a pasta.
A lista de procurados ainda será elaborada pelo governo. Agora, as unidades federativas deverão enviar à Senasp até oito nomes de criminosos procurados. Poderão ser incluídos procurados por prática de crime hediondo ou equiparado, associação ou organização criminosa, liderança de organização criminosa ou quando houver existência de mandado de prisão em mais de um estado.
SBT News