Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Maceió aprova lei que obriga mulher a ver imagens de fetos antes de aborto legal

A Câmara Municipal de Maceió, capital de Alagoas, sancionou na terça-feira (19) uma lei que obriga as mulheres que procurarem pelo serviço de aborto legal na rede municipal a verem imagens de fetos antes do procedimento.

Segundo a lei, proposta pelo vereador Leonardo Dias (PL), as mulheres e seus familiares devem ter encontros com equipes de saúde que apresentem “o desenvolvimento do feto semana a semana” por meio de ilustrações. O texto também determina que os métodos cirúrgicos (aspiração intrauterina, curetagem uterina e abortamento farmacológico) sejam demonstrados “por meio de vídeos e imagens”.

Elas ainda devem ser expostas a uma lista de “possíveis efeitos colaterais físicos e psíquicos decorrentes do abortamento” e informadas sobre a possibilidade de adoção pós-parto.

O projeto, aprovado em fevereiro, tem forte rejeição de organizações de mulheres. Foi realizada uma campanha para que o prefeito João Henrique Caldas (PL) vetasse a lei, mas ele ignorou o texto (não vetou, mas também não sancionou). Galba Novaes Netto (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, então promulgou a lei, publicada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (20) e já em vigor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ana Paula Mendes, presidente do Conselho Municipal da Mulher de Maceió, acredita que a lei revitimiza a mulher que tem direito ao aborto legal. “Não há nenhum indicação para que a mulher já fragilizada por conta da situação vivida tenha que ser submetida a nenhuma exposição de imagens”, disse.

Para a socióloga Mônica Carvalho, da Associação Legionere, a lei é uma tortura psicológica para mulheres e meninas vítimas de abuso.

A secretária da Mulher e Direitos Humanos de Maceió, Maria José, destaca que a mulher será “submetida a uma tortura psicológica quando no momento de maior fragilidade de sua vida precisa é de acolhimento”.

No Brasil, o aborto legal é garantido em três casos:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • quando a gestação representa risco de vida à gestante;
  • quando a gravidez resulta de um estupro,
  • em casos de anencefalia completa do feto.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (DEPROV/Natal),...

Polícia

Imagens analisadas pelo Programa Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra, revelam que pode haver uma quarta pessoa envolvida no assassinato do ex-prefeito de...

Polícia

Câmeras de segurança registraram o momento em que os suspeitos pela morte do ex-prefeito de São Pedro (RN), Miguel Cabral, chegam ao local do...

Brasil

Quando uma mulher fica grávida após ser estuprada, quando sua vida está em risco por causa da gestação ou quando o feto é anencéfalo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO