A capital do Rio Grande do Norte, Natal, celebra 424 anos nesta segunda-feira, 25 de dezembro. O município fica na Região Nordeste do país e tem uma área de aproximadamente 167 km², e é a segunda capital brasileira com a menor área territorial e a sexta maior capital do país em densidade populacional, distando 2.227 quilômetros de Brasília, a capital federal.
Fundada no Natal de 1599, às margens do Rio Potengi, que separa a Zona Norte das demais, a cidade foi ocupada por holandeses entre 1633 e 1654, período no qual foi denominada de Nova Amsterdã. Seu crescimento foi lento nos três primeiros séculos de existência. Somente a partir do século XX, Natal passou por um intenso processo de modernização e, a partir da Segunda Guerra Mundial, sua população cresceu em um ritmo mais acelerado, especialmente nas décadas de 1970 e 1980.
Sua localização próxima à “esquina da América do Sul” chamou a atenção do Departamento de Guerra do Estados Unidos, que considerou Natal como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo”, segundo historiadores. Com o início das operações da primeira base de foguetes da América do Sul, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, Natal se tornou a “Capital Espacial do Brasil”. A construção da Via Costeira, uma rodovia entre o Oceano Atlântico e o Parque das Dunas que interliga as praias de Areia Preta e Ponta Negra, provocou um grande incremento no turismo local.
Natal é o município mais populoso de seu estado. Sua região metropolitana, formada por outros treze municípios do Rio Grande do Norte, possui mais de 1,5 milhão de habitantes, formando a quarta maior agl
