Subiu para 62 o número oficial de vítimas da série de terremotos que atingiu o Japão, na última segunda-feira. A informação foi divulgada pelo governo japonês na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local. Autoridades destacam que o número pode ser ainda maior, já que ainda não foi possível determinar o total de desaparecidos, e a quantidade de feridos tem aumentado rapidamente.
Algumas vilas seguem completamente isoladas depois que estradas foram destruídas pelos tremores, e o acesso só tem sido possível por meio de helicópteros. Em muitas regiões, socorristas relatam inúmeras casas em chamas. Mais de 27 mil pessoas estão em abrigos. O país foi surpreendido, no primeiro dia de 2024, por uma sequência de 31 abalos. O mais forte deles atingiu magnitude de 7,6 e levou o governo do Japão a emitir um alerta para tsunamis. Regiões das Coreias do Norte e do Sul e da Alemanha também sentiram os impactos dos tremores.
O Serviço Meteorológico do Japão retirou o alerta para tsunamis, mas manteve para possíveis tremores secundários. Segundo especialistas, é comum que novos terremotos sejam registrados. O temor é de que um deles atinja a magnitude 6 na escala Richter, o que pode ser devastador para áreas já afetadas.
SBT News
