Volkan Yilmaz, conhecido como Tanner Leatherstein, que tem mais de 950 mil seguidores no TikTok, atraiu um culto de seguidores na plataforma – bem como no YouTube e no Instagram – por seu massacre de itens exorbitantemente caros. O motivo, segundo ele, é mostrar aos espectadores a verdadeira qualidade dos materiais e do trabalho artesanal e, em seguida, detalhar quanto o item pode ter custado para ser fabricado.
“Em muitos casos, minhas estimativas chegam a um décimo do que diz a etiqueta de preço”, disse Yilmaz em seu ateliê em Dallas, nos Estados Unidos, em dezembro. “As margens de lucro que sustentam o mercado de luxo ainda chocam muitas pessoas.”, disse para o The New York Times.
Ele conta que sua obsessão por artigos de couro começou quando ele tinha apenas 11 anos e curou cinco peles de carneiro para fazer sua primeira jaqueta de couro.
Enquanto estava na faculdade em Istambul, ele trabalhou no curtume, depois foi para a China para aprender sobre importação e exportação de couro e, em seguida, para o Turcomenistão.
Em 2009, criou a própria marca de couro chamada Pegai, aprendendo sobre o lado do design no YouTube e dirigindo Uber para pagar as contas.
“Em 2009, ganhei na loteria do green card dos EUA e me mudei para Chicago. Dirigi um táxi enquanto fazia um MBA na Universidade de Illinois, depois trabalhei como consultor de gestão, o que me fez sentir como se estivesse morrendo por dentro. Eu ainda era obcecado por couro, então criei minha própria marca de couro chamada Pegai, aprendendo sobre o lado do design no YouTube e dirigindo Uber para pagar as contas. Em 2019, quando o negócio estava em andamento, me mudei para Dallas.”, conta.
“Quando comecei a dissecar as bolsas, queria mostrar que o preço realmente não tinha a ver com o couro ou os materiais usados, mas sim com o status associado a uma etiqueta. Muitas pessoas presumem automaticamente que, se é caro, deve ser bom.”, explica.
A primeira bolsa cortada por ele foi uma maleta da Louis Vuitton, uma das marcas de couro mais famosas do mundo. “Muitas pessoas não sabem que o material do icônico monograma LV é, na verdade, lona. O primeiro vídeo que viralizou foi o de uma pequena carteira de 1,2 mil dólares (R$ 5,9 mil) da Chanel. Desde então, as solicitações para apresentar marcas diferentes não param de chegar.”, explica.
Sobre o que procura quando corta uma bolsa, Tanner Leatherstein destaca que é a qualidade.
“A qualidade do couro, é claro. Como ele foi tratado. Uso acetona para remover o acabamento e posso ver a quantidade de maquiagem plástica que foi aplicada ao couro. Queimo o couro para avaliar qual processo de curtimento foi usado. Em seguida, observo o trabalho artesanal, que se reflete na costura, nas ferragens e na construção. Uma grande parte do que faço é avaliar as alegações da marca. Uma bolsa pode parecer boa por fora, mas quando você a abre e olha para dentro, ela conta outra história.”, afirma.
Quer saber quais as marcas que, realmente valem a pena o investimento? Ele dá dicas:
“A Bottega Veneta usa couros incríveis, e já fiz três ou quatro vídeos sobre seus belos produtos. Embora em um vídeo – sobre uma carteira de 650 (R$ 3,1 mil) – eu a cortei e o forro era feito de um couro de qualidade inferior ao descrito na etiqueta. (A Bottega não respondeu a um pedido de comentário). Gosto muito de uma marca escocesa chamada Strathberry. Eles fabricam seus produtos em Ubrique, que é uma pequena cidade na Espanha onde marcas como Loewe e Dior fabricam seus produtos. Mas a Strathberry custa uma fração do preço – mais ou menos 500 dólares (R$ 2,4 mil) em vez de 3 mil (R$ 14,7 mil). A Polene é outra grande marca feita por pessoas que realmente sabem o que estão fazendo. A Coach é muito boa em uma faixa de preço médio.”
