Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Evaristo Costa trata Doença de Crohn há quatro anos; entenda o problema

O jornalista Evaristo Costa, de 47 anos, está internado desde a última sexta-feira (12) para tratar a Doença de Crohn, em um hospital de Cambridge, na Inglaterra, país onde mora desde 2017.

O apresentador está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da instituição por complicações da doença e com a administração de medicação intravenosa e “sem dor”, segundo ele.

“Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá!!”, disse Evaristo, pelo Instagram

Após o diagnóstico do quadro inflamatório intestinal crônico, há quatro anos, o apresentador vem compartilhando sua rotina pelas redes sociais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entenda o que é a Doença de Crohn

A Doença de Crohn é um quadro crônico que afeta o intestino e é autoimune, ou seja, parte de um ataque do próprio sistema imunológico da pessoa. Por isso, não tem cura, mas existe tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente.

O tratamento é, sobretudo, medicamentoso, via oral ou injetável, a depender da apresentação da doença, segundo o proctologista Alexandre Nishimura. Entretanto, em alguns casos complicados, há necessidade de cirurgia.

Além disso, o quadro sintomático pode demorar de dois a três anos para aparecer.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Cólicas abdominais;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de peso e de apetite
  • Diarreia crônica com muco e sangue
  • Anemia

Recomendações alimentares

De acordo com Nishimura, a recomendação alimentar básica aos portadores de doenças inflamatórias intestinais é manter uma dieta isenta de componentes pró-inflamatórios, tais como açúcares, embutidos, alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros.

Apesar não ter uma causa definida, eles atuam como fatores de risco.

Além disso, ele recomenda atividades físicas para melhorar a qualidade de vida dos portadores de doenças inflamatórias intestinais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma bebê de apenas um ano de idade está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São José do Rio...

Cidades

Um corredor identificado como Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, morreu nesta quarta-feira (24) em Caruaru, Pernambuco, após complicações de saúde provocadas pela...

Brasil

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) informou nesta sexta-feira (19) que a triatleta Luisa Baptista foi transferida para a...

Brasil

Uma jovem identificada como Gabriela Eloá Morais, de 19 anos, morreu no domingo (14), após ter 80% do corpo queimado em uma explosão de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO