Economia

Procura por crédito cai 9,1% em 2023 ante 2022, no menor nível já registrado, diz Serasa

A procura por crédito no País caiu 9,1% no acumulado do ano em 2023, menor nível já registrado desde 2013, inicio da série histórica.

Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Esse é o segundo ano seguido de recuo – em 2022, houve variação negativa de 3,1%. O maior volume de busca por crédito foi registrado em 2021, quando o indicador teve alta de 19,4%.

O que pode explicar a queda em 2023 são as taxas pouco atrativas, “impactadas pela alta da Selic, além da inadimplência elevada, o que distanciou o consumidor do mercado de crédito”, analisa Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

A faixa de brasileiros com renda de até R$ 500 registrou a maior queda na procura por crédito, (-11,4%). Segundo os dados, conforme a renda vai aumentando, o valor do recuo vai reduzindo. Por exemplo, a menor queda ocorre no grupo com os maiores ganhos, acima de R$ 10 mil (-7,1%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em relação aos Estados do País, todos registraram queda no índice ano passado. A mais expressiva foi no Distrito Federal (-17,7%), seguido do Amapá (-17,5%) e Rio de Janeiro (-17%).

Santa Catarina (-1,7%), Rio Grande do Sul (-3,8%) e Espírito Santo (-4,5%) apresentaram os menores recuos. São Paulo e Minas Gerais, por sua vez, tiveram uma redução na demanda de crédito de 7,3%.

Notícias relacionadas

Turismo

A hotelaria do Rio Grande do Norte se prepara para uma alta temporada 2025/2026 com expectativa de ocupação superior à registrada no período anterior....

Economia

O preço da cesta básica caiu em 24 das 27 capitais no mês de novembro, e Natal teve uma das maiores reduções do país,...

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile