Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Japão torna-se o 5º país a pousar na Lua

Pousou no final da manhã desta sexta-feira (19), o modulo espacial SLIM, sigla para Smart Lander for Investigating Moon (ou Módulo de Pouso Inteligente para Investigação da Lua). Com esse feito, o Japão passa se integrar ao seleto grupo de potências espaciais composta por Rússia, Estados Unidos, China e Índia.

Segundo a Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, a sonda SLIM fez a alusinagem bem-sucedida por volta das 12h20, horário de Brasília.

Agora a Jaxa vai levar cerca de um mês para verificar se o SLIM conseguiu fazer o pouso com a precisão esperada. A proposta inicial é fazer o pouso num local com apenas 100 metros de diâmetro, em região próxima de encostas.

“O sucesso dessa missão assinalaria a transição de uma era de ‘aterrissar onde pudermos’ para uma era de ‘aterrissar onde quisermos’ em futuras missões lunares”, informou a Jaxa antes da missão.

O módulo começou o procedimento de pouso por volta das 12h20 (horário de Brasília). O equipamento tem um sistema considerado “olhos inteligentes”, que usa algoritmos, imagens e mapas para determinar a sua localização sobre o solo da Lua.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

+Leia mais notícias no Ponta Negra News

O SLIM é considerado um módulo compacto, que tem dimensões de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura.

Logo, a sigla do equipamento é também uma brincadeira para o equipamento, cujo o termo em inglês é ‘magro’.

Assim que a SLIM tocar o solo lunar, a sonda vai liberar dois mini-robôs: um veículo saltador, do tamanho de um forno micro-ondas e um rover do tamanho de uma bola de beisebol, desenvolvido em conjunto com a Sony.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estes dispositivos vão capturar imagens do modulo e do entorno do satélite natural.

Qual é objetivo da Jaxa?

O SLIM é o primeiro esforço avançado do programa espacial japonês para realizar uma alusinagem (pouso na lua) bem-sucedida.

  • A missão acontece após o sucesso na outra missão orbital de mapeamento lunar por meio da espaçonave Kaguya (Selene) entre 2007 e 2009.
  • A Jaxa quer demonstrar alta capacidade e precisão na descida à superfície do solo lunar, fazendo o pouso mais preciso na Lua.

O pouso mais preciso na história dos programas espaciais é a da missão Apollo 12, que conseguiu pousar a menos de 200 metros do alvo determinado.

Central de comando da Jaxa. Especialistas comemoram alusinagem bem-sucedida | Jaxa/Reprodução
Central de comando da Jaxa. Especialistas comemoram alusinagem bem-sucedida | Jaxa/Reprodução
  • O satélite natural sempre despertou o interesse científico, além de chamar a atenção diante da possibilidade de exploração dos seus recursos naturais.
  • O Japão quer ser líder no desenvolvimento da tecnologia de exploração lunar, se apresentando como uma alternativa genuína nas futuras missões de exploração da Lua.

Notícias relacionadas

Internacional

O primeiro eclipse total da Lua de 2025 acontece na madrugada da próxima sexta-feira (14). O fenômeno, também conhecido como “Lua de Sangue”, será visto em todos os...

Internacional

O Japão enfrenta o maior incêndio florestal em três décadas. Estima-se que 2.104 hectares foram queimados ao redor da cidade de Ofunato, em Iwate,...

Internacional

Um módulo lunar privado da empresa Firefly Aerospace pousou na Lua, neste domingo (2). Nomeado de Blue Ghost (Fantasma Azul, em português), a nave espacial...

Brasil

A penúltima semana de agosto será especial para as pessoas que gostam de testemunhar raros fenômenos da natureza. Nesta segunda-feira (19), ocorrerá o surgimento...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO