O Ministério da Saúde afirmou que o caso importado de sarampo confirmado no Rio Grande do Sul, no último dia 24, está sob monitoramento. Segundo a pasta, trata-se de uma criança menor de cinco anos procedente do Paquistão, não vacinada, que chegou ao Brasil em dezembro de 2023. A família tinha como destino o município de Rio Grande.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
“Junto às secretarias municipal e estadual de saúde, equipes de vigilância em saúde e ambiente do Ministério da Saúde acompanham o caso confirmado por critério laboratorial e aguardam o resultado do sequenciamento genômico do vírus, em andamento no Laboratório de Referência Nacional da Fundação Oswaldo Cruz”, informou a pasta.
Em meio ao cenário, 120 mil doses de vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) foram enviadas ao estado. 36 pessoas foram vacinadas de forma oportuna, entre familiares, vizinhos e profissionais de saúde que tiveram contato com a criança. Também foi realizada uma busca ativa de casos em hospitais e unidades de saúde de Rio Grande. O último caso de sarampo identificado no Brasil havia sido em junho de 2022. Com isso, o país passou pela avaliação de um comitê internacional e foi certificado como área livre de transmissão de sarampo. Contudo, como a doença ainda circula internacionalmente é possível que infectados entrem no país.