Neste fim de semana, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando um homem tirando fotos no Morro do Careca, em uma área considerada como preservação ambiental, que possui acesso restrito. Diante desse ocorrido, Werner Farkatt, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), emitiu um pronunciamento alertando sobre a importância da preservação e destacando os esforços contínuos para proteger o meio ambiente em todo o estado.
O Idema, responsável por executar diversos trabalhos de proteção ambiental em diferentes regiões do estado, ressaltou que o trabalho de preservação ocorre ao longo de todo o ano, sendo intensificado durante o período de alta estação, quando o estado recebe inúmeros turistas nacionais e internacionais.
“O Idema executa inúmeros trabalhos de proteção ambiental em praticamente todas as regiões do estado. Esse trabalho ocorre ao longo de todo o ano, mas é intensificado agora nesse período de alta estação, até mesmo porque nós recebemos muitos turistas nacionais e internacionais que desconhecem muitas vezes as restrições de uso e ocupação de alguns pontos da nossa cidade e estado”, afirmou Werner.
O pronunciamento destacou a preocupação com a fragilidade crescente da área do Morro do Careca, alertando para o risco de colapsos. O Idema salientou que tem regularmente enviado equipes até a praia de Ponta Negra para alertar a população sobre as restrições e os perigos associados ao desrespeito às normas de preservação ambiental.
“A cerca hoje está frágil devido principalmente ao vandalismo. As pessoas não estão respeitando o espaço e estão danificando o patrimônio, que é de toda a população”, enfatizou o diretor-geral.
As autoridades ambientais reforçaram a importância da conscientização por parte dos visitantes e da população local para garantir a preservação desses importantes pontos turísticos, respeitando as leis e regulamentações que visam à proteção do meio ambiente.
