Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Governo

CadÚnico: governo quer revisar dados de 7 milhões de famílias em 2024

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que 7 milhões de famílias foram incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) de 2024 e, portanto, devem atualizar seus dados neste ano.

O número inclui beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família. A maior parte destas famílias devem atualizar seus dados no CadÚnico porque está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.

Segundo o ministério, a Averiguação Cadastral verifica algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar.

“Uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da sua situação”.

As cerca de 7 milhões de famílias incluídas nessa ação de qualificação cadastral devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a gestão municipal do CadÚnico para atualizar seus dados. Algumas precisarão que a atualização seja realizada em casa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministério explica que, desde 11 de janeiro de 2024, os municípios já têm acesso às listagens de famílias ou à consulta aos dados por meio do Portal de Gestão do Cadastro Único e devem seguir o cronograma de atualização disponível em uma Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS.

Conforme a pasta, “as ações de qualificação precisam ser contínuas, para garantir que o Cadastro Único reflita a realidade das famílias e, com isso, contribuir para que os mais de 30 programas sociais que utilizam o Cadastro Único cheguem a quem precisa”.

A revisão cadastral do Bolsa Família levou à exclusão de 1,73 milhão de famílias “unipessoais” em 2023.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (18) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Governo

O governo federal espera chegar a um acordo e acabar com a greve de professores e servidores de universidades federais na sexta-feira (19). Na data, representantes do governo se reunirão...

Economia

A Caixa Econômica Federal libera, nesta quarta-feira (17), mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Hoje, o recurso, no valor médio de R$ 686, será depositado aos beneficiários com...

Economia

O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (15) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. Entre os principais pontos da proposta, estão a meta de déficit...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO