As vendas no varejo do Brasil caíram 1,3% em dezembro na comparação com novembro de 2023, mas fecharam o ano com alta de 1,7%. O resultado anual é superior ao de 2022, quando houve crescimento de 1%. Os dados constam na nova Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (7).
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
A queda em dezembro representa o segundo resultado efetivamente negativo de 2023, fora da faixa de variação entre -0,1% e -0,5%, e o mais acentuado do ano, após recuo de 0,8% em maio. Em relação à medição anual das vendas no varejo, a tendência foi mantida: são seis períodos consecutivos de crescimento.
A próxima PMC, referente aos resultados de janeiro de 2024, será divulgada em 14 de março pelo IBGE. Sete das 11 atividades cresceram em 2023. No varejo ampliado, sete das 11 atividades pesquisadas fecharam 2023 com variação positiva: veículos e motos, partes e peças (8,1%), artigos farmacêuticos, médicos ortopédicos e de perfumaria (4,7%), combustíveis e lubrificantes (3,9%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2%), móveis e eletrodomésticos (1%) e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e mfumo (1%).
![](http://pontanegranews.com.br/wp-content/uploads/2021/10/MARCA-BRANCA.png)