Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Entenda como evitar golpe do Pix e se prevenir de outros crimes durante o Carnaval

Foto: Marcelo Casall Jr

Chegou o Carnaval, data mais aguardada dos foliões que vão se jogar em blocos, circuitos, shows, arenas e avenidas. Também é uma das épocas mais esperadas para os setores de comércio e serviços, que lucram com os quatro dias ininterruptos de festa.

Em 2023, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a receita do Carnaval no Brasil foi de R$ 8,18 bilhões. Apesar do lucro na conta de comerciantes autônomos e empresários, parte desse lucro acaba sendo desviado para aproveitadores, por furtos e golpes, que se aproveitam da aglomeração e da felicidade alheia.

Diante deste cenário, é importante ficar atento aos golpes, principalmente os que envolvem o Pix, que se consolidou como o principal sistema de pagamentos no Brasil. Para uma folia com mais segurança, o SBT News trouxe algumas dicas aos amantes do Carnaval. Veja:

Quais as principais formas em que o golpe do Pix é aplicado

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com Wellington Silva, gerente de produtos da C&M Software, empresa Provedora de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI), é preciso ficar atento na hora de pagar ou receber algum pagamento pelo Pix. Em meio à folia e a grande quantidade de pessoas, muitas pessoas podem ficar mais suscetíveis a cair em golpes, no Carnaval ou em outras épocas do ano. O especialista traz algumas informações que podem ajudar o folião ou o trabalhador a sair no prejuízo.

Golpes comuns

“Os golpes mais comuns neste período são os de contas falsas de pagamento com QR Code, hackeamento de dispositivos para a criação de contas bancárias, roubo de contas nas redes sociais, em que o golpista adota a identidade de uma pessoa e começa a se passar por ela, pedindo dinheiro para amigos e parentes, e criminosos que divulgam posts em redes sociais, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens com promoções falsas”, explica Wellington.

Certificar que recebeu o pagamento

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para garantir a recepção segura do Pix, sempre verifique se o valor foi efetivamente creditado na conta. Caso não tenha acesso direto à conta e dependa apenas do comprovante, atente-se aos dados da conta do beneficiário, evitando Pix agendado, o qual poderá ser canceladas. Ao receber Pix em ambientes com POS, como maquininhas de cartão, esteja atento ao valor da transação e certifique-se de que não se trata de um Pix agendado, garantindo uma transação confiável.

Acionar camadas de segurança no celular

Furtos de aparelhos, roubo de dados e clonagem. Para evitar esses golpes, o usuário deve tomar muito cuidado onde e quando utiliza o seu aparelho, o mantendo em um local seguro e pouco visível. Ao utilizar, principalmente quando acessar a conta da sua instituição para realizar um pagamento, se não há ninguém olhando seus dados e senha.

Além disso, evitar atender qualquer central de atendimento quando estiver festejando, pois se não dada a devida atenção, poderá ceder dados ou até realizar ações que facilitem ou efetuem a aplicação de golpes. Outra ação importante é ativar o máximo possível de camadas de segurança: biometria, senhas e dupla validação. Tomar cuidado com quem está recebendo o Pix e com os QRCodes apresentados, pois estes podem conter um valor já definido e, numa possível falta de atenção, o usuário realizar um pagamento num valor muito superior ao do produto.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Economia

Usuários do Pix relataram instabilidade em diferentes regiões do país nesta segunda-feira (20),. As interrupções afetaram transferências e pagamentos, coincidentemente no mesmo dia em...

Brasil

O Pix automático passa a ser obrigatório em todo o Brasil a partir desta segunda-feira (13). Lançada em junho de forma opcional, a nova...

Economia

A partir deste sábado (4), o Banco Central iniciará o bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes. A medida ocorre com base...

Brasil

O Pix passa a contar com o “botão de contestação” a partir desta quarta-feira (1º), uma ferramenta que permite aos usuários contestar transações em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO