Saúde

Vacina da dengue: pesquisas pelo imunizante crescem no Google

O Brasil registra um aumento na procura pela vacina contra a dengue, em meio ao crescimento dos casos da doença no início de 2024. O Ministério da Saúde contabilizou, até segunda-feira (12), mais de 512 mil casos de dengue — um crescimento de quase 300% em comparação ao mesmo período de 2023. 84 mortes já foram confirmadas.

Segundo dados do Google Trends, o interesse em buscas pelo imunizante atingiu o pico na última semana, quando ele passou a ser distribuído pelo SUS para os 521 municípios selecionados para a campanha de vacinação do Governo Federal. Serão priorizados, neste primeiro momento, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas — grupo para o qual o imunizante não foi liberado pela Anvisa.

Interesse de busca por vacinas contra dengue atingiu pico na última semana | Google Trends

O SBT News consultou o infectologista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Boulos, para responder às principais perguntas feitas pelos brasileiros no Google.

Como a vacina contra a dengue pode ajudar a conter a proliferação da doença?

“A vacina da dengue, quando disponível em quantidade suficiente, poderá diminuir a transmissão da doença, além de levar a diminuição da gravidade. É mais uma intervenção que pode contribuir para o enfrentamento da dengue”, diz o médico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Com a chegada das vacinas, a dengue será erradicada?

“Não acredito. A vacina, na melhor das hipóteses, tem eficácia inferior a 80%. Isso significa que a cada 10 pessoas vacinadas, 2 a 4 pessoas não estarão imunes. Porém, é uma intervenção que pode contribuir para limitar a transmissão. Nas condições de nosso país, com aglomerados populacionais, a dengue deve persistir por muito tempo dando epidemias”, afirma Boulos.

Atualmente qual a medida de prevenção a dengue mais efetiva?

“A melhor prevenção é o uso de repelentes”, destaca o infectologista. O SBT News explicou quais repelentes podem ser usados contra o mosquito da dengue.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Por que em alguns anos as epidemias de dengue são mais preocupantes do que em outros?

“Normalmente a epidemia tem picos a cada 4, 5 anos, que é o tempo que a imunidade populacional diminui pela presença de novas pessoas e crianças que não foram expostas anteriormente. Somado a isto, neste ano, têm mudanças ambientais com a passagem do El Niño, que levaram a intensas chuvas, favorecendo a proliferação do vetor”, diz o professor.

Notícias relacionadas

Saúde

O Rio Grande do Norte possui 16.913 casos prováveis, 2 óbitos estão em observação e duas mortes pela doença foram confirmadas em 2024.  Os...

Saúde

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que dispensa a necessidade de registro e autorização excepcional de importação...

Saúde

A vacinação contra a dengue segue disponível para o público com idades entre 10 e 14 anos em Natal. A Secretaria Municipal de Saúde...

Saúde

O American Board of Internal Medicine (ABIM), dos EUA, revogou as licenças de dois médicos norte-americanos que lideram uma organização conhecida por promover o uso da ivermectina como opção...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile