Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Saiba por que os anos bissextos existem

Por que este ano terá um dia a mais?

Porque o ano de 2024 será um ano bissexto. Ou seja, terá um dia a mais no calendário. Ao total, serão 366 dias.

Normalmente o ano tem duração de 365 dias e os meses têm 30 ou 31 dias, sendo somente fevereiro com 28. Mas neste ano, o mês de fevereiro terá 29 dias.

Por qual motivo há anos bissextos?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Isso ocorre pelo fato dos anos não possuírem exatamente 365 dias, então, a cada quatro anos, é acrescentado mais um dia. O último ano com essa condição foi 2020.

Este fato só ocorre a cada quatro anos para ajustar o ano civil ao ano trópico, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Histórico

De acordo com a Agência Espacial Brasileira, o calendário gregoriano estabelece essas regras para que haja anos bissextos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A ideia foi instituído pelo Papa Gregório XVIII no ano de 1582, que teve que “sumir” com dez dias para corrigir a defasagem.

Um das questões é que a determinação da data da Páscoa está relacionada com o equinócio de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte) e essa data estava se afastando cada vez mais da época em que deveria ser.

A montagem do calendário gregoriano é baseada no movimento da Terra em torno do Sol, o que o caracteriza como um calendário solar.

Há também calendários lunares e calendários lunissolares.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em todos eles é necessário algum ajuste se for desejado que os fenômenos relacionados ao movimento do Sol ou da Lua se mantenham relativamente constantes em relação ao calendário. Por exemplo, no calendário judaico, que é lunissolar, há anos com 12 meses e anos com 13 meses.

Aniversários no dia 29 de fevereiro

Quem nasceu no dia 29 de fevereiro deve ser registrado nesta data.

Neste ano essas pessoas conseguirão comemorar o aniversário na data correta. Pois apenas de quatro em quatro anos há um ano bissexto, ou seja, que possui no calendário o dia 29 de fevereiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os anos que não possuem o dia 29 de fevereiro no calendário, e mesmo assim, a pessoa nasceu nesta data, geralmente os aniversariantes comemoram o nascimento em 28 de fevereiro ou no dia 1° de março.

Notícias relacionadas

Brasil

Enquanto 69% das escolas de educação básica com melhor infraestrutura no Brasil contam com alunos majoritariamente brancos, mais da metade das escolas com maioria de alunos negros não...

Brasil

O concurso 139 da +Milionária sorteia, nesta quarta-feira (17), o prêmio de R$ 173 milhões. As dezenas vencedoras serão anunciadas a partir das 20h (horário de...

Brasil

A Justiça de São Paulo determinou, nesta segunda-feira (15), que Alexandre Nardoni, condenado pela morte de sua filha, Isabella Nardoni, faça exame criminológico antes...

Brasil

O concurso 2.713 da Mega-Senaa sorteia, nesta terça-feira (16), prêmio estimado em R$ 66 milhões. As seis dezenas serão anunciadas a partir das 20h...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO