Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Dengue, covid-19 e pneumonia: saiba diferenciar os sintomas de cada doença

Febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular. Esses são alguns dos sintomas geralmente relatados por pessoas que contraem dengue ou covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que o coronavírus e a pneumonia têm sintomas mais semelhantes entre si do que com a dengue.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas dessas doenças que têm afetado os brasileiros, o SBT News investigou quais as diferenças entre dengue, covid-19 e pneumonia. Entenda:

Diferença dos sintomas

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, as doenças respiratórias possuem um padrão semelhante de sintomas, diferente do da dengue.

A covid-19 e a pneumonia são doenças respiratórias, cujos sintomas são:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Secreção nasal;
  • Coriza;
  • Espirro;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar (nos casos mais graves).

Dengue

Classificada como doença febril aguda, a dengue é uma doença que se caracteriza, inicialmente, por:

  • Febre alta, superior a 38°C;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Calafrios;
  • Falta de apetite;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Dores musculares e tosse não produtiva (ou seja, sem secreção).

Tratamentos

As três doenças têm tratamentos diferentes entre si. Por isso, é preciso que haja avaliação e orientação específica de um especialista.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dengue

⦁ repouso;

⦁ ingestão de líquidos;

⦁ administração de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, em caso de dor ou febre.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“É importante deixar claro que não há um tratamento específico para aqueles que contraem essa doença. O diagnóstico é importante para que o paciente realize alguns cuidados, como se manter hidratado, por exemplo”, reforçou o infectologista.

Covid-19

O Ministério da Saúde ressalta a importância de manter o distanciamento social, fazer uso de máscara e tomar os medicamentos orientados, após a avaliação do quadro e prescrição médica.

Para o infectologista, além das recomendações do governo, o público idoso deve ter uma atenção maior com o manejo dos medicamentos orientados e manter o acompanhamento com profissionais de saúde.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Pneumonia

O diagnóstico é feito por raio-x ou tomografia de tórax e exame físico, além de exames laboratoriais para identificar se o problema nos pulmões é causado por bactérias, vírus ou fungos.

Falta de ar e dor no peito podem necessitar de internação.

É importante manter a hidratação e a administração de antibióticos, se ela for bacteriana. Nos casos virais, faz-se apenas o tratamento de suporte, ou seja, para alívio dos sintomas. No caso dos fungos, é necessário os medicamentos antifúngicos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quando procurar um serviço médico?

As três doenças podem evoluir para um quadro extremamente grave, inclusive morte. É importante procurar um médico que averigue a gravidade do quadro clínico e faça tanto o diagnóstico como a recomendação do tratamento adequado para cada uma das enfermidades.

“Começou a a sentir muitas dores de cabeça, coriza, febre mais elevada ou persistente? É preciso ir atrás de assistência no serviço de saúde. Apenas os profissionais capacitados poderão dizer se o sintoma que aquela pessoa está sentindo é de determinada doença. A consulta médica é feita para fazer uma hipótese diagnóstica, que será confirmada com exames. No caso da pneumonia, por exemplo, pelo raio-x. A covid e a dengue têm teste de sangue”, afirma o especialista Renato Kfouri.

ATENÇÃO: A pneumonia é a única doença dentre as listadas que raramente é assintomática. Ela pode evoluir de forma mais grave e requerer a internação do paciente. Ao sentir algum dos sintomas listados no texto, procure uma unidade de saúde.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher de 26 anos fez denúncia contra o ex-marido na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal na noite de terça-feira (16)....

Polícia

O homem que agrediu a ex-companheira com uma barra de ferro em Belo Horizonte (MG), se entregou à polícia. O crime foi flagrado por...

Polícia

Um homem, ainda não identificado, foi morto com vários tiros na comunidade Paço da Pátria, Zona Leste de Natal, na manhã desta quarta-feira (17)....

Cidades

Nos últimos 16 meses, em Natal, município do Rio Grande do Norte, foi registrado uma redução de 100% no número de óbitos decorrentes de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO