Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Ivete Sangalo está com pneumonia; entenda o que causa e como diagnosticar a doença

Ivete Sangalo foi internada, nesta quinta-feira (22), com um quadro de pneumonia. Em suas redes sociais, a cantora, de 51 anos, tranquilizou seus fãs e disse que o diagnóstico veio de uma suspeita de virose, junto com tosse, após o carnaval.

“Na terça-feira não me sentia confortável com uma tosse chata e muito repetitiva. Hoje, a a partir do aconselhamento médico vim ao hospital e então veio a internação. Diagnóstico: pneumonia”, disse a artista

De acordo com o pneumologista do Oswaldo Cruz, Elia Fiss, febre e tosse são os sintomas mais comuns da pneumonia e de diversas outras doenças pulmonares, por isso, pode ser considerado um sinal de alerta para procurar ajuda médica.

O que causa a pneumonia?

A pneumonia é uma inflamação ou infecção dos pulmões. É mais comum a doença viral ou bacteriana, mas em alguns casos também pode ser fúngica, com o histoplasma e o aspergilus, segundo André Nathan, pneumologista do Hospital Sírio Libanês. A contaminação pode ser pelo ar, saliva, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos pelos do nariz responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores da doença.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com Elia, no caso da doença bacteriana o principal agente infeccioso é o pneumococo e, quando for viral, pode ser a Covid-19, Influenza (Gripe), dentre outros vírus.

Quais são os fatores de risco?

Para Nathan, há fatores de risco sociais, como poluição e a condição socioeconômica da população, além dos individuais, como tabagismo, diabetes, câncer e pessoas imunosuprimidas.

Quando procurar ajuda?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os principais sinais são febre, tosse, dor, calafrios e, principalmente, a coloração do catarro. Caso ele esteja amarelado ou esverdeado, é um indício que você deve procurar um atendimento de saúde especializado, segundo Elia, que também ressalta a prevalência de sudorese noturna, que é a transpiração durante o sono.

Como é feito o diagnóstico?

Além do histórico de sintomas, o diagnóstico é feito por raio-x ou tomografia de tórax, exame físico, além de exames laboratoriais para identificar o agente etiológico: bactérias, vírus ou fungos que estejam causando a infecção.

Sintomas como aumento significativo da frequência respiratória, falta de ar e dor no peito podem necessitar de internação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como se prevenir?

Evitar contato com pessoas infectadas e as vacinas. Há vacina pneumocócica para prevenção de pneumonia, que também previne meningite e otites, e os imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza.

Como é o tratamento da doença?

É importante manter a hidratação e administração de antibióticos, se ela for bacteriana. Nos casos virais, apenas o tratamento de suporte, ou seja, atuando no alívio dos sintomas. No caso dos fungos, é necessário os medicamentos antifúgicos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Ministério da Saúde vai oferecer dois novos medicamentos (a alfaepoetina e a hidroxiureia) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar...

Educação

Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024 têm até essa sexta-feira (26) para realizar a...

Saúde

O Ministério da Saúde afirmou, nesta quinta-feira (25), que as duas mortes por febre oropouche registradas na Bahia em 2024 são as primeiras do...

Brasil

Com R$ 208,8 bilhões, a arrecadação do governo federal bateu recorde para o mês de junho desde o início da série histórica, iniciada em 1995. O valor...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO