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Saúde

Conheça os 7 melhores chás com efeito calmante para controlar a ansiedade

Foto: Unsplash

Quem sofre com a ansiedade sabe como pode ser um verdadeiro desafio lidar com os seus sintomas e controlá-la. Situações como estresse, imprevistos e momentos de tensão podem causar mal-estar, correndo o risco de evoluir para quadros mais graves, como o transtorno de ansiedade generalizada.

Controlar a ansiedade tornou-se mais importante do que nunca no mundo acelerado e cheio de estresse. Embora existam várias técnicas e terapias disponíveis, em alguns momentos, uma simples xícara de chá pode proporcionar um efeito calmante e relaxante.

Somente especialistas como o clínico geral, o psiquiatra e o psicólogo podem realizar o diagnóstico e indicar os tratamentos adequados para a ansiedade (quando é considerada um problema), mas é possível amenizar os seus sintomas com alternativas naturais.

Especialistas ouvidos pelo site especializado StudyFinds elegeram os 7 mais indicados para quem quer desacelerar. Veja:

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Camomila

Sem surpresa, o chá de camomila é um dos mais indicados para quem quer relaxar. Esta flor parecida com uma margarida tem um efeito poderoso quando se trata de aliviar a ansiedade e promover o relaxamento. E isso não é apenas crença popular. A planta possui diversos compostos que ajudam nessa missão.

A chave está na sua composição única de flavonoides e terpenoides, que contribuem para vários efeitos terapêuticos. A apigenina, por exemplo, é um flavonoide natural presente na camomila atua como um tranquilizante suave no cérebro, imitando os efeitos de alguns antidepressivos. Também existe outros compostos que ajudam a reduzir a inflamação e espasmos musculares, acalmar cólicas menstruais e induzir o sono.

Segundo informações do site especializado Healthline, um estudo de 2016 mostrou que o uso a longo prazo do chá de camomila reduziu significativamente os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Embora possa não prevenir a ansiedade futura, certamente pode oferecer alívio momentâneo.

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Lavanda

O chá de lavanda é outro aliado natural na luta contra o estresse e a ansiedade. Feita a partir das flores secas da planta de lavanda, esta bebida deliciosa e perfumada oferece uma infinidade de benefícios à saúde.

Assim como a camomila, a lavanda ajuda a desacelerar os pensamentos acelerados e a relaxar o corpo, melhorando o sono e reduzindo a ansiedade ao longo do dia. Uma revisão abrangente de 90 estudos mostrou que a inalação de lavanda reduziu significativamente a ansiedade. Até o consumo oral e a massagem com lavanda mostraram eficácia em acalmar a mente.

Passiflora

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O chá de maracujá é uma infusão de ervas que ganhou popularidade por seus inúmeros benefícios à saúde e efeitos calmantes. Derivado da planta da passiflora, este chá é utilizado há séculos na medicina tradicional pelas suas propriedades sedativas. Entre as 500 espécies da família Passifloracea, a passiflora incarnata é a mais utilizada no chá. Possui uma série de benefícios, incluindo promoção de calma e sono melhor. Além disso, as suas propriedades antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação, contribuindo para o bem-estar geral.

A presença de compostos relaxantes semelhantes à camomila reforça ainda mais as suas propriedades calmantes, tornando-a um potencial auxiliar na redução da ansiedade.

Raiz de valeriana

Não deve ser confundido com os valirianos de “Game of Thrones”, o chá de raiz de valeriana, também conhecido como Valeriana officinalis, é usado há muito tempo por seus potenciais benefícios à saúde. Derivado das raízes da planta Valeriana, este chá é conhecido pelas suas propriedades calmantes e é frequentemente consumido para promover relaxamento e um sono melhor.

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A raiz de valeriana tem uma longa história de uso como auxílio para dormir, mas seu potencial para aliviar a ansiedade também está ganhando atenção. Art of Tea sugere que ele pode regular os impulsos nervosos no cérebro, contribuindo para a redução da ansiedade e do estresse, com muitos bebedores de chá atestando seus efeitos calmantes antes de dormir.

Hortelã
Com sua cor verde vibrante e sabor mentolado distinto, o chá de hortelã tornou-se uma escolha popular entre os entusiastas do chá em todo o mundo. Quente ou frio, este chá de ervas oferece uma infinidade de benefícios à saúde e uma experiência sensorial deliciosa. Especialistas em chá dizem que ele ajuda a acalmar o sistema digestivo, muitas vezes perturbado pela ansiedade e pelo estresse.

Segundo informações do Healthline, o aroma de hortelã pode reduzir sentimentos de frustração, ansiedade e fadiga. Também há indícios de seu potencial no alívio de dores de cabeça, de sintomas de resfriado, no aumento da energia e melhora da concentração.

Erva-cidreira

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Derivado das folhas da erva-cidreira, este chá é conhecido pelas suas propriedades calmantes e aroma cítrico. Há muito tempo esse chá é associado ao alívio do estresse e da ansiedade. Ele também tem capacidade de melhorar o humor e promover uma sensação de calma, tornando-o uma escolha popular para relaxar.

As propriedades calmantes da erva-cidreira podem resultar da sua capacidade de estimular a produção de GABA, um neurotransmissor associado ao relaxamento. Níveis baixos de GABA estão ligados à ansiedade e ao mau humor, portanto, o consumo regular de chá de erva-cidreira pode melhorar sua perspectiva e aliviar o estresse.

Estudos científicos que apoiam as propriedades anti-ansiedade e anti-depressivas da erva, sugerindo que pode até prevenir o estresse oxidativo e a morte celular. Além disso, um estudo de 2014 mostrou que a ingestão de chá de erva-cidreira reduziu a ansiedade e os níveis de cortisol, ao mesmo tempo que melhorou a memória, oferecendo potencialmente uma alternativa aos medicamentos prescritos com menos efeitos colaterais.

Chá verde
O chá verde é um tipo de chá consumido há séculos, originário da China e posteriormente espalhado por outras partes da Ásia. Conhecido pelos seus inúmeros benefícios para a saúde, o chá verde ganhou popularidade em todo o mundo e é hoje uma das bebidas mais consumidas.

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O chá verde pode ser a chave para o relaxamento e a melhoria do bem-estar devido à presença de L-teanina, um aminoácido conhecido por promover relaxamento e concentração, tornando-o uma forma suave, mas eficaz, de relaxar sem se sentir sonolento. Seu consumo também está associado à redução no risco de várias doenças crônicas.

O conteúdo antioxidante do chá verde pode contribuir para a saúde física e mental, protegendo o cérebro contra danos, aumentando a memória e reduzindo potencialmente o estresse e a ansiedade. Devido à presença de cafeína, sua ingestão não é recomendada antes de dormir.

 

 

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