Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

Foto: Google Imagens

A taxa de desocupação referente ao trimestre finalizado em janeiro de 2024 foi de 7,6%, o que representa o patamar mais baixo para este período desde 2015.

Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com o trimestre móvel anterior, finalizado em outubro de 2023, a taxa de desemprego permaneceu estável em 7,6%.

A população desocupada, composta por indivíduos em busca de trabalho, alcançou 8,3 milhões, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior e diminuindo 7,8% (ou 703 mil pessoas a menos) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ocupação

O número de trabalhadores ocupados atingiu 100,6 milhões, representando um aumento de 0,4% (ou 387 mil pessoas a mais) em comparação com o trimestre finalizado em outubro de 2023 e de 2% (ou 1,957 milhão de pessoas a mais) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na análise dos trimestres móveis, os setores de transporte, armazenagem e correio (com aumento de 4,5% ou 247 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (com aumento de 1,9% ou 241 mil pessoas) e outros serviços (com aumento de 3,1% ou 164 mil pessoas) contribuíram para o aumento da ocupação.

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, observa que é comum uma estabilidade ou até mesmo uma diminuição da população ocupada no trimestre finalizado em janeiro, mas não foi o caso em 2024. Pelo contrário, houve uma expansão da ocupação.

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado atingiu 38 milhões, com um aumento de 0,9% (ou 335 mil trabalhadores a mais) em relação aos trimestres anteriores e de 3,1% (ou 1,1 milhão) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Emprego

A estabilidade no serviço público continua sendo o grande objetivo de milhares de brasileiros que buscam segurança financeira e uma carreira sólida. Em um...

Economia

As vendas do comércio potiguar registraram crescimento de 1,5% em novembro de 2025, após dois meses de estabilidade. O resultado sucede as variações observadas...

Turismo

O Rio Grande do Norte segue consolidando o turismo como um dos principais motores da economia estadual. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS),...

Economia

O Seguro-Desemprego passou a ter novos valores a partir de 11 de janeiro de 2026, após atualização da tabela anual feita pelo Ministério do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO