Cidades

Reunião discute regulação de eventos com comerciantes do Beco da Lama

Foto: Semurb/Divulgação

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) se reuniram no fim da manhã desta segunda-feira (4), com comerciantes do Beco da Lama. De acordo com a secretaria, o objetivo foi discutir a regulação de eventos no local e ajustar um cronograma mensal de programação antecipada para evitar conflitos e festas sem autorização.

Após visitas técnicas da Prefeitura, o reduto cultural foi dividido em setores, e ajustado que não podem acontecer eventos simultâneos por setor. O marco é a Rua Coronel Cascudo, onde o Setor 1 vai até a Rua Ulisses Caldas, o Setor 2 até a Rua João Pessoa e o Setor 3 é a Rua Vigário Bartolomeu.

A reunião aconteceu na sede da secretaria de Planejamento (Sempla), em Cidade Alta, e contou com a presença do Supervisor de Fiscalização de Poluição Sonora e Atmosférica da Semurb (SPATS), Felipe Oliveira e do Chefe do Setor de Licenciamento Empresarial (SLE), Salmy Alves da Nóbrega.

Foto: Kívia Pandolphi/Semurb

“O intuito foi solucionar os conflitos para a realização de eventos e alinhar uma melhor maneira de atender as necessidades dos comerciantes e da população. Uma vez que a pasta tomou conhecimento de problemas no local como barreiras instaladas nas tendas e uso simultaneamente de som em ambos os setores, que não é permitido, e ainda ocupação de passeio com mesas e cadeiras”, explica Oliveira.

Segundo o chefe do SLE, setor que emite as autorizações para eventos na cidade, Salmy Alves, a solução foi criar uma cronograma mensal que será ajustado entre os comerciantes e apresentado a Semurb antecipadamente, para que a liberação das autorizações dos eventos aconteça, e não mais autorizações individualmente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

BECO DA LAMA

O Beco da Lama possui cerca de 35 estabelecimentos comerciais ativos e se encontra numa área mista, que possui comércios e residências. Visitas técnicas e reuniões foram feitas pela Prefeitura, a fim de compreender o funcionamento do local de maneira aprofundada, desde a estrutura física dos estabelecimentos até a higiene no manuseio e venda de alimentos desde abril de 2023.

As reuniões integram um Plano de Ação para o Centro Histórico, coordenado pela Semurb, com vistas a organizar espaços voltados às ações culturais e regulamentar o bom funcionamento da cidade.

“As reuniões têm acontecido para facilitar o trabalho das equipes e a segurança da sociedade que frequenta o Beco. Além disso, o trabalho garantirá que os comerciantes cumpram com a legislação para o correto funcionamento, uso de som, higiene, acessibilidade, entre outros”, finaliza Oliveira.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, atracará no Porto de Natal no dia 17 de setembro, permanecendo até o dia 22. A...

Polícia

Um grupo de motociclistas realizou um protesto na subida da ponte Newton Navarro, no sentido Norte-Sul, em Natal, nesta terça-feira (16) em solidariedade ao...

Polícia

Policiais civis da Delegacia Especializada de Falsificação e Defraudações (DEFD) de Natal, com apoio da DEPROV, cumpriram nesta segunda-feira (15) um mandado de prisão...

Economia

No Rio Grande do Norte, mais de 113 mil famílias já tiveram suas contas de energia zeradas graças à nova regra da Tarifa Social...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile