Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos brasileiros apresentam colesterol alto, o que aponta para a importância da divulgação dos riscos, tratamentos e formas de prevenção da condição.
Uma quantidade excessiva de gordura no corpo, responsável pelo colesterol alto, é um dos principais elementos de risco para enfermidades cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
O colesterol alto pode acumular-se nas paredes arteriais, levando à sua obstrução e interrompendo o fluxo sanguíneo para o coração; no caso das artérias cerebrais, o resultado pode ser um AVC.
A recomendação geral para prevenção do colesterol alto é:
Não fume, beba com moderação, faça atividade física regular e tenha uma alimentação balanceada em relação à proteína animal, com pouca gordura saturada, muita fibra, vegetais, frutas
Indivíduos com 40 anos de idade ou mais, ou aqueles com outros fatores de risco como obesidade, diabetes, histórico familiar de doenças cardiovasculares e hipertensão, devem realizar exames laboratoriais para avaliar os níveis de colesterol, mesmo antes do intervalo padrão.