Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Jornal do Dia 1ª Edição

Municípios do Rio Grande do Norte unem-se na Semana Estadual de Combate à Dengue

 

Os municípios do Rio Grande do Norte participam da Semana Estadual de Combate à Dengue, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em entrevista, Maria Elisa Garcia, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado, compartilhou informações sobre as estratégias adotadas para enfrentar essa ameaça à saúde pública.

“Natal já decretou emergência devido ao aumento de casos de dengue. Como está a situação em outros municípios potiguares?” foi a pergunta que deu início à conversa. Maria respondeu, “Na verdade, esse problema está no Brasil todo. Estamos em plena semana de trabalho efetivo, com todos os municípios engajados. Graças a Deus, o Rio Grande do Norte teve uma grande adesão dos municípios. O Dia D foi um marco, com atividades em todos eles visando a conscientização da população.”

Quando questionada sobre as estratégias além da prevenção, Maria Elisa enfatizou a importância do trabalho intersetorial e da participação popular. “O poder público sozinho não consegue combater eficazmente a dengue. A população precisa se envolver e se engajar. Mesmo ações simples, como eliminar água parada, são cruciais para prevenir a proliferação do mosquito,” afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sobre a vacinação contra a dengue, que recentemente se tornou disponível em 19 municípios do estado, a presidente a do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado comentou a baixa procura e a necessidade de conscientização. “A vacina, por ser um recurso novo e em quantidade limitada, está sendo direcionada principalmente para crianças de 10 a 14 anos em municípios com mais de 100.000 habitantes. É essencial que as famílias reconheçam o valor dessa imunização e participem da campanha de vacinação.”

Além do combate à dengue, o Conselho está organizando o 16º congresso de prefeituras e secretarias de saúde do Rio Grande do Norte, previsto para maio. “O congresso celebrará os 35 anos do COSEMS/RN e discutirá formas de fortalecer o SUS em nosso estado, com a presença de autoridades de saúde de todo o Brasil,” destacou Maria Elisa.

Encerrando a entrevista, Maria Elisa Garcia reforçou o convite para o congresso e agradeceu a oportunidade de compartilhar as iniciativas em curso para proteger a saúde dos potiguares. O evento promete ser um marco na saúde pública do estado, reunindo gestores, profissionais de saúde e acadêmicos em prol de um SUS mais forte e resiliente no Rio Grande do Norte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Rio Grande Norte não realizava um volume de captação de múltiplos órgãos como a que aconteceu nesse final de semana, de 24 a...

Cidades

Após a assembleia que envolveu os motoristas de ônibus, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn), Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (SINTRO-RN)...

Polícia

Policiais prenderam na manhã desta terça-feira (28) um homem, de 27 anos, integrante de uma facção criminosa em Tibau do Sul, no interior do...

Polícia

Policiais de João Câmara cumpriram um mandado de prisão de um homem acusado de estuprar e engravidar a filha adolescente, em um município da...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO