Mundo

Dia das Mulheres: entenda em 6 pontos a importância da data

Foto: SBT News

O Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (8) para relembrar a luta feminina contra a opressão, é uma data de reflexão sobre as desigualdades vividas por mulheres em todo o mundo.

No Brasil, elas são maioria. O país, segundo o Censo Demográfico de 2022, tem 104,5 milhões de mulheres, o correspondente a 51,5% do total de brasileiros.

Estatísticas diversas mostram a desigualdade entre homens e mulheres brasileiras, tanto em questões sociais como econômicas. E, além das dificuldades vividas por nascer mulher, elas ainda correm o risco de morrer pelo mesmo motivo: só por serem mulheres.

Em 2023, as taxas de feminicídio, violência sexual e assédio chegaram a níveis assustadores. Uma mulher é morta a cada 6 horas no país, vítima da violência de gênero.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre outros dados desfavoráveis, as mulheres gastam quase 10 horas a mais que homens no trabalho de cuidado e são a minoria entre juízes e políticos.

Feminicídio
Segundo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de feminicídios no Brasil atingiu a marca de 1.463 vítimas. Isso significa que mais de quatro mulheres foram vítimas fatais da violência de gênero a cada 24 horas. Em relação a 2022, houve um crescimento de 1,6% nos casos.

Esse é o maior número da série histórica iniciada pelo FBSP em 2015, quando entrou em vigor a Lei 3.104/15, que qualifica o feminicídio como um crime que decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, em razão de menosprezo à condição feminina, e em razão de discriminação à condição feminina.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

O Zoológico de Aalborg, na Dinamarca, gerou controvérsia nas redes sociais após anunciar que está aceitando a doação de animais domésticos, como galinhas, coelhos...

Brasil

O passaporte brasileiro sobe para a 16ª posição entre os mais poderosos do mundo, conforme o novo levantamento da consultoria Henley & Partners. O...

Entretenimento

Depois de marcar presença na Expoeduc, congresso Norte-Nordeste de Educação, em Natal, bailarinas da Garcez Experimental de Dança (GED), sob direção do professor e...

Mundo

Fortes tempestades no Texas deixaram, até o momento, 13 mortos e 20 meninas desaparecidas. A tragédia ocorreu na madrugada desta sexta-feira (4), na região...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile