A partir desta segunda-feira (18), o município de Natal passa a contar com pontos de hidratação para pacientes com sintomas de dengue e outras arboviroses. Essa iniciativa visa aliviar a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que têm enfrentado grande demanda e estão destinadas a casos de urgência e emergência.
A secretária adjunta de saúde do município destacou que os atendimentos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, fortalecendo a rede básica de saúde. Atualmente, 11 unidades básicas de saúde funcionam em horário estendido para a população, e agora sete delas oferecem também hidratação venosa.
As unidades básicas de saúde (UBS) que oferecem o serviço são: São João (Tirol), Pajuçara, Planície das Fiandeiras, Cidade Satélite, Brasília Teimosa, entre outras. Em Brasília Teimosa, por exemplo, apenas uma pessoa procurou atendimento até o momento, sendo encaminhada para a UPA.
A secretária adjunta ressaltou a importância de procurar as UBS mais próximas da residência e evitar as UPAs, que são destinadas a atendimentos de urgência e emergência. Até o momento, Natal já notificou mais de 1500 casos de arboviroses, com 455 confirmados para dengue.
Além disso, a baixa procura pela vacina contra dengue é uma preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde. A meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde ainda não foi atingida, sendo essencial a imunização das crianças e a realização de ações de educação em saúde, como vistorias domiciliares para eliminar focos de mosquitos transmissores da doença.





















































