Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Brasileira Janaína Torres Rueda é eleita melhor chef mulher do mundo em 2024

Nesta quinta-feira (21), o The World’s 50 Best Restaurant anunciou o título de Melhor Chef Feminina do Mundo 2024 para a brasileira Janaína Torres Rueda, coproprietária do restaurante A Casa do Porco, em São Paulo. O prêmio é considerado um “Oscar” da gastronomia. No ano passado, Janaína já havia sido nomeada a Melhor Chef Feminina da América Latina.

Chamada carinhosamente de ‘Lady Jaguar’, a chef de cozinha afirma que a premiação é um reconhecimento mundial do estilo de cozinha simples e cotidiana com que ela trabalha. A chef leva para a mesa pratos que usam ingredientes brasileiros e mostram o gosto da América Latina.

Também conhecida como ‘Dona Onça’, Janaína afirma que ser uma boa cozinheira é ser mãe, é ter carinho ao trabalhar com os ingredientes, é cozinhar com amor, fazer o simples bem feito e batalhar diariamente contra o machismo na área.

Cozinheira, empresária, ativista, mãe e campeã da culinária brasileira e latino-americana. Seus negócios no centro de São Paulo incluem A Casa do Porco , que serve um menu degustação à base de carne suína; o Bar da Dona Onça, popular bar-restaurante que serve culinária de panela de pressão; o quiosque de cachorro-quente orgânico Hot Pork; a Sorveteria do Centro e a cantina Merenda da Cidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além de administrar restaurantes com o ex-marido, Jefferson Arruda, Janaína também está comprometida com causas sociais. A chef trabalhou como voluntária na criação do “Cozinheiros pela Educação”, em 2018, a convite do Governo do Estado de São Paulo. O projeto incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação.

Durante a pandemia, ela esteve à frente de ações que visavam distribuir alimentação para as pessoas em situação vulnerável. Na época, a empresária pediu a colaboração de colegas chefs de restaurantes brasileiros para pressionar e conseguir do governo apoio financeiro.

O restaurante A Casa do Porco, no centro de São Paulo, é famoso por seu menu criativo de carne de porco, sem desperdícios, do focinho ao rabo, e ficou na posição número 12 na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2023.

Na cozinha, a chef Janaína, a ‘Dona Onça’, mistura histórias e ingredientes de cada canto do Brasil com seus tradicionais cozidos feitos na panela de pressão. O cardápio oferece uma vasta lista de porções clássicas de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Janaína planeja um novo restaurante e centro cultural para 2025 – também no centro de São Paulo. Embora os detalhes ainda estejam em segredo, ela destaca que não será apenas um restaurante. A intenção é oferecer comida brasileira e também trazer um cardápio rotativo, mostrando diferentes elementos da cultura latino-americana.

Notícias relacionadas

Cidades

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (22) a parcela de maio do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

Cidades

A partir das 10h desta quarta-feira (22), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física saberão...

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (21) a parcela de maio do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

Cidades

Os maiores acumulados de chuvas registrados no Sistema da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte Emparn, das 7h15 da sexta-feira (17)...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO