Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental realizaram a captura de um guaxinim, encontrado em uma clínica desabitada, entre a Alberto Maranhão e a Major Laurentino Moraes, em Tirol. O animal, resgatado na quinta-feira (21), estava machucado e assustado.
Um trabalhador, que atua como flanelinha há 23 anos na localidade, contou que o animal, assustado, teria tentado atacar uma criança. A polícia usou uma rede e uma espécie de laço para capturar o guaxinim.
O animal foi conduzido para a Cidade da Criança, onde funciona o Batalhão da Polícia Ambiental, para tratar uma lesão em uma das patas. Após a recuperação, ele será devolvido a natureza.
Segundo a polícia, é comum esse tipo de animal aparecer na área urbana para procurar alimentos.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o guaxinim
Conhecido como mão-pelada, esse mamífero é primo da espécie americana e pode ser encontrado em todas as regiões do país. Embora o guaxinim dos Estados Unidos e o brasileiro pertençam à mesma família e ao mesmo gênero, eles têm pequenas diferenças.
O mão-pelada é mais adaptado à vida nas árvores, por exemplo. Ele tem pernas mais longas e pelos mais curtos. Por outro lado, ambos ostentam aquela mancha facial que parece uma máscara e têm o rabo listrado e mãozinhas ágeis.
Eles se alimentam de ovos, caçam anfíbios como sapos e rãs e ainda vai atrás de aves, répteis e até de mamíferos pequenos.