O professor Kácio Cardoso conquistou uma posição de destaque ao se tornar um dos 10 medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio.
Com uma trajetória marcada pelo comprometimento com a educação, o professor do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Lourdinha Guerra, localizado em Parnamirim, que há 12 anos integra o magistério estadual, tem sido uma referência inspiradora para seus alunos e colegas. Sua dedicação e paixão pela disciplina têm sido reconhecidas não apenas no RN, mas também em âmbito nacional.
“Eu sempre busquei fazer minhas aulas com variedade quando penso no ensino da matemática, pois, ao trazer várias ferramentas para a sala de aula, como o xadrez, eu deixo o conteúdo mais envolvente para meus estudantes, permitindo que eles estimulem suas potencialidades”, comentou o professor.
A secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, ressaltou que a inclusão do professor Kácio Cardoso entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio é motivo de orgulho não apenas para a instituição de ensino, mas também para todo o estado do Rio Grande do Norte.
“O comprometimento e dedicação do professor Kácio são exemplares e refletem não apenas sua paixão pelo ensino, mas também o profundo impacto que ele tem na vida de seus estudantes e na comunidade escolar como um todo. Sua jornada até aqui é um testemunho do poder transformador da educação e do papel fundamental que os educadores desempenham em nossa sociedade”, destacou a secretária de Educação ao parabenizar o docente.
Os 10 finalistas foram premiados com medalha de ouro e vão ganhar uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Depois da viagem, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o MEC. A competição reuniu cerca de 600 docentes em todo o Brasil. Além dos medalhistas de ouro, também foram selecionados 9 professores com medalha de prata e 48 com o bronze.
A olimpíada é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com o apoio dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A competição tem como objetivos estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas.