Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

RN registrou 454,3mm de chuvas no primeiro trimestre de 2024

Foto: Lara Carvalho/TV Ponta Negra

Choveu 454,3mm no primeiro trimestre de 2024 em todo o estado do Rio Grande do Norte, correspondendo a 45,2% acima da média esperada, que era de 313mm, para o período. As chuvas ficaram acima da média em todas as regiões do estado sendo as regiões do Agreste Potiguar e Central Potiguar as mais chuvosas com volumes de 57,9% e 56,1% acima do esperado, respectivamente.

As análises dos pesquisadores registraram um enfraquecimento do fenômeno El Ñino, o que favoreceu a aproximação e atuação da Zona de Convergência Intertropical- sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Nordeste nesta época do ano- que associada ao aumento das temperaturas nas águas superficiais do oceano Atlântico provocou as chuvas.

“Contrariando as previsões iniciais avaliadas pelas equipes dos centros de pesquisa do país, de que o mês de março seria seco no RN, observamos o gradual afastamento do El Ñino desde janeiro e verificamos um início de ano mais chuvoso, com acumulados acima da média neste primeiro trimestre”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Em comparação ao mesmo período de 2023, os primeiros três meses de 2024 foram ainda mais chuvosos. A média do RN no primeiro trimestre em 2023 foi de 391,8mm.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Previsão

A previsão de chuvas no RN, para o próximo trimestre -abril, maio e junho- é de chuvas dentro dos valores normais com acumulado mínimo para o período de 370,2mm. “Com uma forte tendência das condições no oceano Pacífico entrarem numa fase de neutralidade durante os próximos meses, e as águas superficiais do oceano Atlântico Tropical Sul manterem-se mais aquecidas do que o normal, as chuvas durante os próximos três meses (abril, maio e junho), deverão apresentar volumes dentro da normalidade nas Regiões Oeste, Central e Agreste e um pouco acima do normal na Região Leste”, analisou Bristot.

Sobre as temperaturas, as análises apontam que as médias deverão ficar um pouco acima do normal devido a influência das águas mais aquecidas do Oceano Atlântico, que deverá manter a condição da umidade relativa do ar acima do normal.

Média de chuvas- Janeiro, Fevereiro e Março 2024

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Agreste

Esperado 234,8mm

Observado 370,8mm

Central

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Esperado 307,6mm

Observado 480mm

Leste

Esperado 319 mm

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Observado 436,5mm

Oeste

Esperado 390,7mm

Observado 530,5mm

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A capital potiguar deve registrar dias mais frios ao longo da semana. Com a intensificação dos ventos e a baixa incidência solar, as temperaturas...

Rio Grande do Norte

As chuvas no RN devem persistir ao longo deste sábado (21), conforme apontam dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte...

Brasil

O inverno de 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira (20), às 23h42, mas já vem sendo sentido por muitos potiguares nas últimas semanas. A queda...

Natal

Uma cratera de grandes proporções se abriu nesta sexta-feira (20) no Vale das Cascatas, área localizada na Via Costeira, em Natal. O incidente ocorreu...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO