A primeira fase, de um total de três etapas da Infovia Potiguar, foi inaugurada nesta segunda-feira (08). A iniciativa visa democratizar o acesso da população à internet banda larga de qualidade e abrir novos horizontes para a educação, pesquisa e inovação no Rio Grande do Norte.
A rede de infraestrutura óptica de alta qualidade desta etapa tem 406 quilômetros, conectando 248 pontos, entre eles os campi das principais instituições de ensino superior do Estado, como a Universidade Federal (UFRN), Instituto Federal (IFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
As novas redes metropolitanas foram instaladas em Ceará-Mirim, João Câmara, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, conectando assim Instituições de Ensino Superior federais e estaduais, escolas da rede básica, hospitais de ensino e órgãos públicos dessas localidades ao Ponto de Presença da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – em Natal.
O Geração Conectada está inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e abrange, além da implantação de internet na rede estadual de educação, a distribuição de equipamentos como os Chromebooks.
Realizado em parceria com o governo federal, o projeto da Infovia foi divido em três grandes etapas. A segunda, atualmente em andamento, deve beneficiar aproximadamente 11% da população, o que representa 383 mil potiguares. A terceira etapa cobrirá os 34% restantes da população, representando um contingente de 3,3 milhões de pessoas, que é a atual população do Rio Grande do Norte. Na segunda fase serão instaladas as redes metropolitanas de Angicos, Lajes, Macau, Assu/Ipanguaçu, Canguaretama, Currais Novos (concluída), Jucurutu, Nova Cruz, Santa Cruz (concluída), São José do Mipibu e São Paulo do Potengi.
