Moradores de áreas atingidas pelas chuvas com a cheia do Açude Pataxó, no município de Ipanguaçu, protestaram na noite de quarta-feira (10) por terem energia elétrica suspensa na região. A cheia do reservatório invadiu imóveis e provocou a retirada de dezenas de famílias de casas e comércios locais. A Neoenergia Cosern informou que suspendeu o fornecimento de energia elétrica de maneira preventiva, temporária e seguindo critérios de segurança para 86 clientes no Bairro Ubarana.
Equipes técnicas da distribuidora percorreram o trecho inundado e identificaram o risco de acidentes como choques elétricos e curtos-circuitos em razão do nível da água nos imóveis, superior a um metro de altura em dezenas deles. A interrupção no fornecimento de energia de maneira repentina é uma decisão que visa proteger a população de qualquer risco. Somente com a redução desse volume, no início da noite da quarta-feira, os clientes começaram a ser religados.
Até as 10h desta quinta-feira (11), 13 unidades consumidoras seguiam sem energia por apresentarem algum risco – como o nível de água acima do considerado seguro para o restabelecimento do serviço. De acordo com a empresa, equipes técnicas estão de prontidão em Ipanguaçu, em contato direto com representantes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para quaisquer necessidades.

Foto: Neonergia Cosern/Divulgação
Nos locais com registros de enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas, medidas de segurança devem ser seguidas. Uma delas é desligar o disjuntor geral do imóvel a qualquer sinal de invasão pela água. “Isso deve acontecer assim que a pessoa perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Logo em seguida, desconecte todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água”, explica Gilmar Mikeias, gerente de Operações da Neoenergia Cosern.
O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern pelo número 116. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.






















































