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Mutirão Nacional termina nesta segunda-feira. Veja como renegociar dívidas

Foto: Pixabay

O prazo para os consumidores que desejam limpar os históricos de dívidas atrasadas acaba nesta segunda-feira (15). A negociação pode ser realizada diretamente com a instituição financeira devedora, seja através de seus canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br, ressaltando a necessidade de ter uma conta Prata ou Ouro para acesso. As oportunidades oferecidas incluem descontos no valor da dívida, redução de taxas de juros, prazos estendidos para pagamento e ajustes nas condições de quitação, podendo até migrar para modalidades de crédito mais vantajosas, de acordo com a política de cada instituição

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Dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, contraídas de bancos e instituições financeiras, podem ser negociadas desde que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem sejam dívidas prescritas.

“Os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais para que seus clientes possam renegociar suas dívidas. O consumidor também terá acesso a conteúdo sobre educação financeira, que irá ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban. Além disso, o Sistema de Atendimento ao Consumidor, o Proconsumidor, está disponível para receber pedidos e reclamações, atuando como intermediário entre consumidores e instituições financeiras.

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Para aderir ao mutirão, o processo é simples:

Entrar em contato diretamente com a instituição financeira devedora para solicitar a negociação;
Utilizar a plataforma consumidor.gov.br para realizar a negociação;
Acessar o vídeo tutorial disponível na página Meu Bolso em Dia Febraban para orientações detalhadas sobre o processo de registro na plataforma, seleção da instituição para negociação e relato do pedido de renegociação;
Após a solicitação, o banco tem um prazo de 10 dias para analisar e apresentar uma proposta.

O Mutirão Nacional é uma ação conjunta entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, com mais de 160 instituições financeiras participantes.

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