Técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) estiveram na segunda (15) e terça-feira (16) na cidade de Venha-Ver, município da região do Alto Oeste potiguar, para elaboração de um projeto de recuperação do açude José Bandeira de Moura e amplia as ações de monitoramento do reservatório.
Durante a noite da última quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12), a parede do açude rompeu após uma chuva intensa de 85 milímetros.
Leia também:
Defesa Civil realiza reparos em parede de açude que caiu no interior do RN
Além das equipes da Semarh e do Igarn, a Defesa Civil estadual e municipal também inspecionaram o açude para elaborar um projeto eficaz de recuperação. A ação teve participação, a convite do secretário da Semarh, Paulo Varella, do engenheiro e professor da UFRN, Valdecir Rocha, referência em construção de barragens.
Durante a visita, foi realizado um levantamento e análise topográfica que se estendeu até a terça-feira, sendo fundamental para entender a situação atual do reservatório. As informações colhidas são essenciais para orientar o desenvolvimento do projeto de recuperação. Além disso, a instalação de réguas linimétricas pelos técnicos do Igarn permitirá um monitoramento contínuo do volume de água no açude, fornecendo dados importantes para o planejamento de outras ações.