Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Internos de Alcaçuz iniciam curso de fabricação de piso intertravado

Foto: Augusto Bezerra/SEAP

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, está capacitando 41 internos através do curso de Produção e Instalação de Piso Intertravado. Os detentos iniciaram a fase prática das atividades. A meta é produzir e instalar 35 mil blocos de concreto para a calçada e o estacionamento do estabelecimento prisional.

Leia também:

Uma pessoa morre e outras 4 ficam feridas em acidente na RN-013

O curso é um preparativo para a fábrica que será instalada em Alcaçuz. O instrutor Barion de Oliveira explica que os internos, após as aulas teóricas, estão literalmente colocando a mão na massa para produzir o piso do tipo intertravado retangular. “Concluímos a teoria para as duas turmas e agora estamos na fase de produção de 700m² de blocos. A próxima etapa será a instalação desse material aqui mesmo no presídio”, disse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os internos utilizam maquinários e ferramentas na área destinada às oficinas produtivas do presídio. Todos foram selecionados a partir dos registros da Comissão Técnica de Classificação (CTC), sendo aptos ao estudo e ao trabalho, com histórico de excelente conduta carcerária. “Percebo um aproveitamento muito grande deles. São empolgados, dispostos e cooperativos. Cem por cento focados e proativos”, destacou o instrutor.

A iniciativa faz parte do projeto envolvendo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a ONG ReforAMAR, instituição responsável pelas aulas. Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o trabalho no sistema prisional contribui para reduzir a reincidência criminal, favorecendo o retorno do privado de liberdade ao convívio social.

Para a presidente da ReforAMAR, a engenheira Fernanda Silmara, o projeto tem um impacto social positivo para toda a sociedade. “Desde 2018, reformamos casas de famílias em situação de vulnerabilidade social e é uma alegria agora poder ajudar essas pessoas a transformarem suas vidas por meio da educação e da capacitação profissional. A maior parte, inclusive, já atuou na construção civil, então também estamos ajudando a devolver mão de obra qualificada para o setor”, destaca.

O curso inclui aulas teóricas e práticas que contemplam desde noções básicas de edificação, passando pela seleção dos materiais até o processo de cura do concreto utilizado na produção dos blocos pré-moldados. As instruções são acompanhadas pelos policiais penais, responsáveis pela segurança da unidade. O diretor de Alcaçuz, João Paulo, explica que os internos recém-capacitados deverão ser inseridos na implantação da fábrica de blocos que funcionará na penitenciária.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó, em ação conjunta com a 48ª DP de Serra Negra do Norte, a Delegacia...

Polícia

Durante patrulhamento de rotina nesta segunda-feira (29), policiais militares do 4º Batalhão identificaram uma fábrica de armas artesanais no loteamento Jardim Progresso, na Zona...

Polícia

O caso de estupro de indígena no Amazonas ganhou novos desdobramentos no sábado (27), com a prisão de três policiais militares e um guarda...

Polícia

O duplo homicídio em Baraúna, registrado na manhã do sábado (26), reacendeu o sentimento de insegurança na cidade localizada na região Oeste do Rio...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO