O Cadastro Único Unidade II, localizada no Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, está com o sistema paralisado parcialmente desde o sábado (4). A equipe da TV Ponta Negra esteve no local na manhã desta segunda-feira (6) e recebeu muitas reclamações dos usuários que se sentem prejudicados sem os serviços.
O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Questionada pelo Portal Ponta Negra News sobre o problema, a Semtas (Secretaria de Trabalho e Assistência Social) nos enviou uma Nota de Esclarecimento:
“Informamos que nossos sistemas do Cadastro Único encontram-se temporariamente fora do ar devido a uma manutenção programada pelo Governo Federal. Esta manutenção é uma prática rotineira realizada para garantir o bom funcionamento e a segurança dos sistemas. Normalmente, essas manutenções ocorrem nos finais de semana, no entanto, em casos excepcionais em que há uma grande quantidade de dados a serem processados, pode ser necessário estender o período de manutenção para além desse período.
Pedimos desculpas pelo transtorno causado e queremos assegurar que estamos empenhados em restabelecer o funcionamento dos sistemas o mais rápido possível. Enquanto isso, nosso atendimento ao público continua disponível, embora possa apresentar uma velocidade reduzida devido à necessidade de realizar as operações manualmente. A previsão atual é que a manutenção seja concluída até amanhã, dia 7 de maio. Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
Atualmente, Natal tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.
O Centro de Referência de Assistência Social do Brasil é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social”.