O programa Desenrola Brasil para renegociação de dívidas está em sua fase final, com prazo até 20 de maio para adesão. Destinado especialmente a brasileiros na faixa 1 de renda, com até dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico, o programa oferece condições especiais, como descontos e taxas de juros abaixo do mercado. Dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, de até R$ 20 mil, podem ser renegociadas, abrangendo também débitos bancários e contas atrasadas. Com parcelamento em até 60 vezes e o primeiro pagamento programado para 60 dias, os juros podem chegar a 1,99% ao mês, além de descontos médios de 83%, podendo alcançar 96% em casos específicos.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
O programa visa recuperar a capacidade de crédito dos endividados brasileiros, proporcionando uma oportunidade para “limpar o nome” e evitar um crescimento descontrolado das dívidas, especialmente em cartões de crédito.
Quem estiver interessado em fazer a renegociação deve acessar a plataforma oficial do Desenrola Brasil e fazer login com a conta Gov.br – seja nível ouro, prato ou bronze. Também é possível acessar as oportunidades de renegociação de dívida por meio do site da Serasa, da Caixa Econômica Federal, do Itaú e do Santander. Ao todo, mais de 600 empresas participam do Desenrola, incluindo bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, distribuidoras de eletricidade, entre outras.
Além dos descontos e parcelamentos, outra vantagem do programa é que aqueles que tiveram duas ou mais dívidas (mesmo que com diferentes credores) podem juntar os débitos e fazer uma só negociação. O pagamento pode ser feito à vista em um único boleto ou PIX, ou financiando, a prazo, o valor total no banco de preferência.