O plenário da Câmara Municipal de Natal realizou audiência pública, na quinta-feira (16), para discutir a greve nas universidades e institutos federais, que já dura mais de dois meses.
Leia também:
Dois Rios Grandes, Um Só Coração: três toneladas de alimentos e duas toneladas de roupas já foram doadas. Saiba mais
O propositor da audiência, o vereador Robério Paulino, que também é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explicou que o objetivo é “buscar soluções para o impasse. Essa é uma forma de mostrar para toda a sociedade a realidade da educação pública de nível superior. Temos os piores salários de todo o funcionalismo federal, e a proposta de reajuste de 0% para este ano e 4,5% para 2025 e 2026 é um insulto. Precisamos debater uma política de valorização, inclusive atualizando o plano de cargos, carreiras e salários,” ressaltou o vereador.
A tônica do evento foi a crítica à postura considerada intransigente e que não teria, até agora, apresentado qualquer contraproposta aos manifestantes. Os trabalhadores reivindicam novo plano de carreira e recomposição de perdas salariais, que se acumulam ao longo dos anos. A categoria espera para este mês de maio nova rodada de negociações, em busca de solução junto ao governo federal.
Na próxima segunda-feira (27), o movimento grevista realiza um Ato Público com Debate em Defesa da Educação. O objetivo central do evento é debater com deputados federais e senadores do estado do Rio Grande do Norte as pautas do Orçamento da Educação e as instituições de ensino superior; o Orçamento da União; e as emendas parlamentares.