Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) deram cumprimento, neste sábado (18), a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 32 anos, condenado por dois crimes de estupro de vulnerável. Ele foi detido no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.
Leia também:
Três integrantes de grupo de extermínio são presos na Grande Natal
Segundo as investigações, o suspeito havia cometido o crime de estupro de vulnerável contra duas crianças do seu entorno familiar. Ele estava foragido desde o ano de 2020.
O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal. O suspeito foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da “Operação Caminhos Seguros”, deflagrada em âmbito nacional para combater os crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Ver essa foto no Instagram
Campanha
O dia 189 de maio é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Por esta razão, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’, promovida nacionalmente, que chama atenção para o enfrentamento dessa temática.
Dados
Um levantamento apresentado pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), por intermédio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), na quinta-feira (16), mostrou que nos primeiros quatro meses de 2024 foram registrados 110 casos de estupro de vulnerável em todo o Rio Grande do Norte. Enquanto o número de favorecimento da prostituição da criança e do adolescente foi 3. Os números ainda são menores dos que os registrados no mesmo período do ano passado. Nos primeiros quatro meses de 2023 foram registrados 151 casos de estupro de vulnerável em todo o RN. Não houve registro no número de favorecimento da prostituição da criança e do adolescente.
![](http://pontanegranews.com.br/wp-content/uploads/2021/10/MARCA-BRANCA.png)