A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Salvaero Recife, foi acionada para realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de dois tripulantes filipinos embarcados em um navio de bandeira japonesa, na manhã de quarta-feira (22). A embarcação estava distante 90 milhas náuticas a leste de Natal (RN). Um dos tripulantes apresentava sintomas de epigastralgia hematêmese e o outro de epistaxe e rebaixamento de nível de consciência, com sangramento nasal, perda de consciência e pressão alta.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
O H-36 Caracal decolou de Natal com direção ao ponto de resgate em mar aberto, alcançando-a 52 milhas náuticas da costa do Rio Grande do Norte. Os pacientes, em condição estável, foram entregues na área operacional da Base Aérea de Natal (BANT), aos cuidados de uma equipe médica do SAMU, com apoio médico do Esquadrão de Saúde de Natal, sendo deslocados de ambulância para Hospital Memorial de São Francisco, na capital potiguar.
Conforme informações da FAB, para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão. Conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores.