Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Família doa órgãos de jovem vítima de acidente e faz RN zerar fila de transplante cardíaco

A campanha “Super Humanos: Vidas que Doam Vida” mobiliza a sociedade do RN para a doação de órgãos, com ações de conscientização e eventos até novembro.
Foto: Divulgação

“Minha dor está sendo a alegria de alguém e isso para mim não tem preço”. Essas foram as palavras de Rosemery Souza, mãe de Emerson Ryan, de 22 anos, paciente doador, vítima de um acidente de trabalho. Na manhã desta sexta-feira (24), o Rio Grande do Norte voltou a zerar os transplantes de coração por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), graças à doação do órgão pela família do jovem.

Leia também:
Natal inicia campanha de vacinação contra poliomielite de 1 a 4 anos na segunda-feira

Para o repórter da TV Ponta Negra, Leonardo Julierme, a família de Emerson falou sobre a doação. “Era o que ele mais queria. Ele sempre se doava ao próximo. Isso era um desejo do coração dele. A gente saber que tem alguém continuando a vida melhor depois disso para a gente é uma alegria, saber que outras pessoas vão ter uma vida melhor através do nosso filho”, comentou a mãe do jovem emocionada.

A cirurgia foi realizada no Hospital Rio Grande, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Governo Federal e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O paciente receptor é da cidade de Cerro Corá, tem 25 anos e há cinco vinha fazendo tratamento cardíaco sem evolução. Há um ano, ele aguardava na fila por um transplante.

A logística para realizar um transplante tem início com a doação do órgão através do consentimento dos familiares, em seguida o estado fica responsável pela captação desse órgão, para que posteriormente o município possa administrar a operação por meio da contratação de um prestador de serviço especializado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde.

A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica. O paciente permanecerá em observação constante nos próximos dias. Além do coração, a família de Emerson também consentiu a doação do fígado e dos rins do jovem.

Veja a matéria

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE/RN) recomendou o veto integral ao Projeto de Lei nº 632/2025, que tratava dos critérios...

Rio Grande do Norte

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vetou integralmente o Projeto de Lei nº 632/2025, que tratava dos critérios e prazos para...

Cultura

A Prefeitura do Natal abriu, nesta quarta-feira (7), as inscrições gratuitas para novas turmas da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta. A ação ocorre...

Cidades

Com o prazo se aproximando do fim, contribuintes de Natal intensificaram a busca pelo desconto de 16% no IPTU 2026. Por causa disso, a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO