Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Startup potiguar realiza primeira simulação lunar do hemisfério

Foto: Divulgação/Júlio Rezende

A startup Inovatix Habitat Marte, com financiamento do programa Centelha II, irá realizar a primeira simulação espacial lunar do hemisfério sul, em comemoração aos 65 anos da missão Apollo da NASA, que levou o homem à Lua em 20 de julho de 1969. A iniciativa, que visa estimular o desenvolvimento da pesquisa e exploração espacial, conta com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Leia também:
Receita Federal realiza a Semana do Contribuinte em Natal

A estação de simulação espacial intitulada Habitat Lunar está localizada no Aerospace Complex, na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, a cerca de 100 km de Natal. O centro de treinamento faz parte do projeto “Inovação e Sustentabilidade Espacial e Formação de Astronautas”, uma iniciativa desenvolvida pela startup Inovatix Habitat Marte.

Na missão, programada para acontecer entre a quarta-feira (29) e o sábado 1º de junho, os participantes terão contato com alguns dos protocolos de simulação e pesquisas. Segundo Júlio Rezende, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN e coordenador da iniciativa, já foram desenvolvidos mais de 200 protocolos e pesquisas que relacionam sustentabilidade e espaço, os quais estão sendo aplicados na estação espacial Habitat Lunar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As missões são programadas para continuar nos meses de junho em diante, até o final do ano, com expectativas de que continuem também em 2025. O professor Júlio Rezende também ressalta o alcance internacional das atividades desenvolvidas pela startup. “Já tivemos a honra de receber participantes de mais de dez países em nossas instalações”, enfatiza Júlio.

Pesquisadores, profissionais e estudantes são convidados a aprofundar seus conhecimentos sobre exploração espacial, alinhando-se ao objetivo do Habitat de promover pesquisa e educação de qualidade em espaço, sustentabilidade, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. “Além disso, recebemos escolas e universidades para visitas técnicas. As pessoas podem entrar em contato não apenas para participar da missão de simulação, mas também para agendar uma visita técnica”, explica ele.

Além das missões de simulação, o complexo oferece outras atrações voltadas para a sustentabilidade. “Contamos com diversas construções sustentáveis que são fundamentais para integrar e aprofundar os temas de espaço e sustentabilidade. A visita a essas estruturas permite aos participantes uma experiência educativa completa”, afirma o professor Júlio Rezende.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Emprego

Conquistar a estabilidade e garantir uma boa remuneração estão entre os desejos dos concurseiros que almejam alcançar a aprovação em um concurso público. O...

Economia

A produção de grãos no Rio Grande do Norte deverá crescer 6,8% na safra 2023/2024 e atingir 59,8 mil toneladas. A alta é influenciada...

Entretenimento

Hoje, 1º de junho, é comemorado no Rio Grande do Norte, o Dia Estadual do Brega. A data é uma homenagem ao aniversário do...

Educação

Seis estudantes do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foram os vencedores do concurso International Space Explorers, promovido em parceria com a International...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO