Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

“Operação Virtude”: RN participa de operação nacional de combate a crimes contra idosos

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Forças de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte deram início, nesta segunda-feira (10), a uma série de medidas de combate à violência contra a pessoa idosa. Batizada de “Operação Virtude”, as atividades acontecem em todo o país até o dia 12 de julho. A “Operação Virtude” é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No RN, a ações envolvem a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Leia também:
Idosa desaparece após desembarcar no Aeroporto de Natal. Família pede ajuda

Além do cumprimento de mandados de prisão, também serão realizadas ações preventivas e educativas. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância de proteger nossos idosos, denunciando toda forma de negligência, maus-tratos, abandono, violência financeira que são praticados, na maior parte das vezes, por parentes próximos”, destacou a delegada Helena De Paula, diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, ponto focal da operação em território potiguar.

Em Natal, só em 2024, o maior número de boletins de ocorrência registrados foi com relação à apropriação de bens ou rendimentos da pessoa idosa, ou desvio de proventos, que, muitas vezes, acontece por parte do próprio familiar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Esse tipo de violência, chamada de violência financeira, de se apropriar do benefício, do provento e utilizar de forma diferente do que é sua finalidade que é de prover suas necessidades básicas. São idosos que ficam em uma situação de abandono. Infelizmente as pessoas que se apropriam, que ficam como cuidadores desses idosos, se aproveitam para ficar com esse benefício”, explica a delegada Helena de Paula.

Quanto aos casos de maus-tratos, a delagada destaca que a maioria dos agressores são familiares. Além das agressões físicas, abandonar e não oferecer alimento também configuram o crime.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Virtual ou por meio do Disque 100.

Em 2023, no Brasil, mais de 5,3 mil denúncias foram apuradas, 11,5 mil vítimas atendidas, mais de 1.000 suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Virtude

A palavra “virtude” foi escolhida por ser uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo de praticar o bem, característica considerada correta, ética e desejável.

Notícias relacionadas

Polícia

A apreensão de mercadorias irregulares no Rio Grande do Norte movimentou a economia estadual nesta semana. Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF)...

Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou nesta semana uma reunião para discutir a elaboração do Projeto Íris, iniciativa que...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Litos, com objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de mineral do...

Polícia

Dois crimes de feminicídio aconteceram em menos de 24 horas em diferentes cidades do Rio Grande do Norte, neste final de semana, revelando a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO