Os brasileiros presenciarão um inverno diferente este ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação, que começa às 17h51 desta quinta-feira (20), será composta por temperaturas acima da média e pouca chuva. O tempo também deve continuar com baixa umidade até o dia 22 de setembro – início da primavera.
A predominância do calor na estação mais fria do ano acontece devido aos bloqueios atmosféricos – período mais quente e seco que o normal –, que continuam predominando no Brasil. As temperaturas devem ficar acima da média, sobretudo nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Sul, o frio também será menor.
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, deve se desenvolver entre julho e agosto, baixando as temperaturas. Os termômetros devem ficar abaixo dos 22ºC no Sul e Sudeste do país, levando geadas às cidades no leste das regiões. No Sul, também pode haver neve.
Apesar da chuva se ausentar na maior parte do Brasil, o Rio Grande do Sul ainda deve ter temporais ao longo de agosto e setembro. Já no caso do litoral do Rio Grande do Norte e sul da Bahia, a previsão é de chuva frequente durante o inverno.
Em relação à umidade, o tempo continuará predominante seco. Atualmente, a umidade relativa do ar está próxima aos 30% em algumas cidades, valor muito abaixo do recomendado para a saúde do ser humano (60%). A previsão é que chuvas intensas no litoral do Sul e Sudeste aumentem a umidade do ar entre agosto e setembro.
Fonte: SBT News