Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Diabetes: Natal ocupa 2ª posição em número de pacientes com a doença no Nordeste

Pessoa fazendo o teste de glicose furando o dedo e verificando a taxa na máquininha.
O diabetes tipo 5 afeta especialmente jovens magros e desnutridos

Natal (RN) é a capital com mais casos de diabetes Diabetes Mellitus (DM) no Nordeste. Os dados são da pesquisa Vigitel 2023. A nível de Brasil, a capital potiguar aparece na quarta posição em quantidade de pacientes diabéticos.  Nesta quarta-feira (26), dia em que é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, a endocrinologista Anna Karina fala sobre o tratamento e alguns cuidados que garantem a prevenção.

Leia também:
Conselho Federal de Medicina pede que Anvisa libere uso de fenol por médicos

A doença se manifesta de duas maneiras, sendo o tipo 1 ocasionado de maneira autoimune, quando a produção de insulina é insuficiente no organismo. No que diz respeito ao Diabetes tipo 2, que corresponde à maior parte dos casos de prevalência no Brasil, surge a partir da resistência à insulina, que pode ser provocada por tabagismo, sedentarismo e alimentação não saudável.

A endocrinologista explica que, principalmente após os 40 anos e se existem pacientes com a doença na família, é necessário medir a glicemia pelo menos uma vez por ano. “Existe o aspecto genético. Principalmente se você tem mais de 40 anos e tem na sua família pacientes com diabetes, você tem que fazer, pelo menos uma vez por ano, a glicemia”, esclarece.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A diabetes é uma doença silenciosa, atrelada a alguns fatores de risco. Ainda segundo a pesquisa,
metade dos brasileiros diabéticos não sabe que tem a doença. A estimativa da Federação Nacional do Diabetes é que 240 milhões de pessoas convivam com altos e baixos de açúcar no sangue sem tratar. Segundo esta endocrinologista, a doença dificulta a circulação do sangue e a cicatrização.

A endocrinologista Anna Karina esclarece ainda que pacientes com diabetes têm perda de sensibilidade, demorando para perceber feridas. Mas a doença tem tratamento e alguns cuidados garantem a prevenção.

“O excesso de peso é o principal fator de risco modificável para prevenir a diabetes tipo 2, porque a gente não tem como mudar nossa genética, então se tem pai e mãe diabético, é mais um alerta para que você se cuide. A gente pode tentar manter um peso estável, tentar dormir bem, ter uma alimentação mais saudável e se exercitar”, alerta dra. Ana Karina.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Dados do Painel do Fogo, plataforma interativa do Governo Federal que monitora a ocorrência de incêndios e queimadas em todo o Brasil, mostram o...

Saúde

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta quarta-feira (17), após internação no hospital DF Star, em Brasília, devido a crise de soluço, vômito...

Cidades

Os incêndios em vegetações têm se tornado uma preocupação crescente no Rio Grande do Norte. Em 2025, os números já superam de forma alarmante...

Saúde

Neste sábado (13), o Brasil ultrapassou a marca de 1.635 mortes por dengue em 2025, segundo dados atualizados do painel de monitoramento do Ministério...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO