Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

‘Esperança para o fim da Aids’: remédio apresenta 100% de proteção contra HIV, mostra estudo

Foto: Freepik

Um estudo científico publicado nesta quarta-feira (24) mostrou que o antirretroviral lenacapavir tem uma eficácia geral de 100% na prevenção da infecção pelo HIV. A publicação foi divulgada na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM).

De acordo com a pesquisa, o medicamento utilizado como Profilaxia Pré-Exposição (Prep) da farmacêutica Gillead, injetado apenas duas vezes ao ano, age contra o HIV-1, responsável pela maior parte das infecções em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo acompanhou cerca de 2.134 mulheres na Uganda e na África do Sul, que estão entre os 11 países com a maior prevalência do vírus entre a população adulta. Nenhuma delas contraiu o vírus após receber doses do medicamento.

Outros medicamentos como o Truvada (16 infecções entre 1.068 mulheres) e do Descovy (39 infecções entre 2.136 mulheres). Ao todo, 5.338 mulheres participaram da pesquisa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na 25ª conferência internacional sobre a Aids, que acontece na Alemanha.

Medicamento representa esperança, mas precisa ser fornecido para todos que precisam, diz ONU
O medicamento representa uma ‘esperança para o fim da Aids’ em todo o mundo até 2030, segundo comunicado emitido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids após a divulgação dos resultados.

No entanto, a agência da ONU reitera que a farmacêutica responsável pelo medicamento precisa assegurar o medicamento para todas pessoas que necessitem usá-lo.

Como é a prevenção e tratamento de Aids no Brasil?
No caso do Brasil, a PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo, segundo o Ministério da Saúde. Há duas indicações: a PrEP diária ou sob demanda, quando uma pessoa for possivelmente exposta ao vírus.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, para quem tem o diagnóstico de HIV, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece medicamentos antirretrovirais. Segundo a pasta da Saúde, os medicamentos reduzem a quantidade de vírus circulante no corpo da pessoa vivendo com HIV, fazendo com que esta alcance a chamada “carga viral indetectável”.

O lenacapavir ainda não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Notícias relacionadas

Saúde

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta quarta-feira (17), após internação no hospital DF Star, em Brasília, devido a crise de soluço, vômito...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado às pressas para um hospital em Brasília na tarde desta terça-feira (16), após apresentar mal-estar, crise de...

Saúde

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, instaurou um inquérito civil para investigar a...

TV Ponta Negra

  Na edição do Jornal do Dia desta segunda-feira (15) com Micarla de Sousa, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, comentou temas centrais da...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO