Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, atletas da seleção de natação do Brasil, foram punidos por indisciplina pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) após saírem da Vila Olímpica sem autorização na última sexta-feira (26). A nadadora Ana Carolina foi expulsa da delegação devido à sua reação desrespeitosa e agressiva ao contestar a punição.
Leia também:
Olimpíadas de Paris: Diogo Soares avança à final da ginástica artística masculina
De acordo com uma nota do COB, Ana Carolina retornará ao Brasil imediatamente, enquanto Gabriel Santos recebeu apenas uma advertência. Ana Carolina, de 22 anos, competiu na prova de revezamento 4x100m livre feminino no sábado (27), terminando em sétimo lugar em sua bateria, e estava escalada para participar do 4x100m medley misto, em uma próxima etapa da competição.
O chefe da equipe de natação, Gustavo Otsuka, concederá uma entrevista para comentar o incidente e as suas repercussões, além de discutir o impacto das punições no desempenho e na moral da equipe brasileira de natação.
Confira na íntegra a nota oficial do COB:
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.
Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira. Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.”