Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Nicolás Maduro é reeleito na Venezuela

Foto: Getty Images

A reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela está repercutindo entre chefes de Estado e líderes políticos mundiais. O resultado foi anunciado na madrugada desta segunda-feira (29), pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Segundo o órgão, o líder recebeu 51,2% dos votos, ante 44,2% do candidato da oposição, Edmundo González.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi um dos primeiros a se manifestar. Pelas redes sociais, o chefe de Estado afirmou que o resultado é “difícil de acreditar” e que o país não irá reconhecer a vitória de Maduro até que a contagem de votos seja verificada.

O mesmo foi dito por Javier González-Olaechea, ministro das Relações Exteriores do Peru. Ele condenou “em todos os extremos” a soma de irregularidade com intenção de fraude por parte do governo da Venezuela, afirmando que o país não aceitará a violação da vontade do povo venezuelo. Embaixadores foram acionados para acompanhar o caso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em comunicado, o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, rejeitou a vitória de Maduro. “Trabalharemos com os países democráticos de todo o continente e organizações internacionais para alcançar o respeito que o povo venezuelano merece”, disse ele.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, demonstrou preocupação com o resultado, dizendo que a vitória de Maduro pode não refletir a vontade ou os votos do povo venezuelano. Ao pedir transparência na contagem dos votos, ele ressaltou que a comunidade internacional está “observando o caso de perto e responderá de acordo”.

Já Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, acusou o governo de manipular o resultado das eleições. “Eles iriam vencer independentemente dos resultados reais. O processo até ao dia das eleições e à contagem foi claramente falho. Não se pode reconhecer um triunfo se não confiarmos na forma e nos mecanismos utilizados”, disse.

O presidente da Cuba, Miguel Díaz-Canel, por sua vez, comemorou a vitória de Maduro. O líder falou com o atual presidente por telefone e transmitiu “calorosas felicitações do partido e do povo cubano pela histórica vitória eleitoral alcançada”. Ele também reafirmou a solidariedade do governo de Cuba à Venezuela.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Mundo

A atriz Catherine O’Hara, conhecida por sua atuação em “Esqueceram de Mim”, morreu nesta sexta-feira (30), informou o TMZ. Acompanhe o SBT News nas...

Mundo

Um planeta com cerca de 50% de chance de ser habitável foi descoberto por cientistas a partir de dados coletados em 2017 pelo telescópio Kepler, da...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, nesta segunda-feira (26), às 11h, uma conversa telefônica de cerca de 50 minutos com o presidente...

Mundo

Presos políticos libertados na Venezuela voltaram ao centro do debate internacional neste domingo (25), após a divulgação de novas solturas em diferentes regiões do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO