Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Nísia Floresta esclarece sobre polêmica de ponte que desabou em 2021 e não foi consertada

Foto: Maurício Teixeira

A Prefeitura da cidade de Nísia Floresta emitiu uma nota esclarecendo a polêmica em torno da Ponte da Ilha, que liga as comunidades de Golandi, Jenipapeiro e Currais. A estrutura desabou em janeiro de 2021 após a passagem de uma carreta e não foi consertada. Testemunhas afirmam que o colapso ocorreu durante a travessia de um caminhão. Em outubro de 2023, a prefeitura anunciou o início das obras para a construção de uma nova ponte, mas os trabalhos foram interrompidos.

Leia mais:
RN inicia etapa final de construção da Barragem Oiticica

Segundo a prefeitura, há um plano de reparo e reconstrução em andamento. A comissão de licitações contratou uma empresa especializada para executar as fundações e montar a estrutura pré-moldada. O cronograma inicial foi prejudicado pelas chuvas intensas e pela demora na liberação da licença simplificada do IDEMA. Com a licença agora liberada e a ensecadeira temporária instalada, estima-se que as obras sejam concluídas em até três meses, a partir de agosto, incluindo etapas de fundações, concretagem, cura dos blocos e assentamento das vigas e laje pré-moldada.

A população local enfrenta grandes dificuldades devido à falta de acesso às suas comunidades. Passagens improvisadas e dificuldades no transporte de produtos e insumos são problemas recorrentes. Em novembro de 2023, as bases de concreto da ponte foram comprometidas por uma chuva intensa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Foto: Maurício Teixeira

Confira as respostas da Prefeitura na íntegra:

* Quais são as causas da destruição da ponte em Nísia Floresta?

De acordo com as imagens, a destruição da ponte ocorreu em virtude do acidente de trânsito de percurso, causado por uma carreta carregada de material em que o motorista realizou marcha à retaguarda sob a ponte. A estrutura existente não comportava a demanda atual de tráfego para tal manobra, ocorrendo o colapso das bases e longarinas.

* Quais recursos estão sendo alocados para resolver  o problema?
Realizar dentro do prazo, o ato administrativo da licença simplificada já expedida pelo IDEMA. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMSUR) realizou a ensecadeira para criar um ambiente de trabalho seco para que a execução possa ser realizada com segurança.

* Que medidas temporárias estão sendo tomadas para minimizar os impactos na comunidade?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Com a estiagem das chuvas, foram tomadas todas as medidas cabíveis para garantir o acesso de pedestres e pequenos veículos. Através de uma passagem molhada, foi preservado o tráfego entre as comunidades, individualizado totalmente a dependência da ponte em reconstrução.

* Como a população pode acompanhar o progresso das ações relacionadas à ponte?

Por intermédio dos principais canais de informações da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Um homem foi esfaqueado no mercado público de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, na manhã desta quarta-feira (18). O ataque ocorreu dentro do...

Mundo

O caso que chocou a comunidade brasileira no exterior envolve um brasileiro preso nos EUA, suspeito de matar a ex-esposa a facadas no estado...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta sexta-feira (13), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 48 anos, suspeito...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou mais uma fase da Operação Liberdade e prendeu três suspeitos pela prática dos crimes de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO