Os mais de 2 milhões de candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) deverão apresentar, obrigatoriamente, um documento de identidade válido, original e com foto no dia da prova, que ocorrerá no próximo domingo (18). As avaliações serão aplicadas em 228 cidades, abrangendo todas as unidades da Federação.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do concurso, enfatiza que cópias de documentos, mesmo que autenticadas, não serão aceitas, assim como fotografias armazenadas em smartphones. A exigência é de que o documento apresentado seja o original ou um dos formatos digitais reconhecidos.
Os documentos digitais aceitos incluem o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG digital, desde que sejam exibidos nos respectivos aplicativos oficiais ou na Carteira de Documentos Digitais do portal Gov.br. Para garantir o acesso durante a prova, o MGI recomenda que os candidatos baixem e testem o aplicativo com antecedência e mantenham a bateria do celular carregada.
O MGI ainda ressalta a importância de verificar o funcionamento do aplicativo antes do dia da prova, já que o acesso ao documento digital poderá ser feito sem necessidade de conexão à internet, desde que o aplicativo já tenha sido baixado previamente.
Concurso Unificado
A primeira edição do chamado Enem dos Concursos centraliza os processos seletivos autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais. De acordo com o MGI, esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores, nos últimos seis anos. O CNU selecionará, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional).
As provas têm questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação e serão aplicadas em dois turnos, no próximo domingo. No período matutino os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, no horário de Brasília. No vespertino, os inscritos poderão entrar nos locais de provas a partir de 13h e os portões serão fechados pontualmente às 14h, conforme horário de Brasília. Quem mora em estados que têm outros fusos deve ficar atento ao relógio.