Após o assassinato do prefeito e candidato a reeleição do município de João Dias (RN), Marcelo Oliveira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) anunciou nesta quarta-feira (28), que o União Brasil, partido do prefeito, tem um prazo de dez dias para comunicar quem será o novo candidato à prefeitura nas eleições municipais, que acontece em outubro. A substituição da candidatura ainda será analisada pela Justiça Eleitoral.
Leia também:
Suspeitos de participação na morte do prefeito de João Dias são presos nesta quarta-feira
Segundo o desembargador e presidente do TRE/RN, Cornélio Alves, a data do pleito no município não será alterada. “A eleição será realizada na data prevista, não há motivo para se adiar, ainda temos mais de um mês, dá para se contornar a situação e trazer tranquilidade de volta para o município”, destacou o presidente do TRE/RN.
Pela regra, quem deveria assumir o cargo até o pleito de outubro, seria a vice-prefeita, Damária Jácome. Porém, Damária está impedida de ficar no cargo por ordem judicial. Sendo assim, o presidente da Câmara Municipal e irmão do prefeito Marcelo Oliveira, Jessé Oliveira, deve ser nomeado para assumir a prefeitura até que janeiro de 2025, quando o novo prefeito eleito deverá tomar posse.
Ainda de acordo com o desembargador, até o momento não há evidências de um crime eleitoral e considera o caso do assassinato do prefeito como um caso isolado. “Compete a polícia apurar a motivação”, enfatizou.
Sobre a segurança nas eleições, o desembargador afirmou que 24 municípios solicitaram reforço federal, incluindo o município de João Dias.
