A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou na terça-feira (27) que irá desativar os filtros criados por usuários nas histórias dessas plataformas. A mudança será renovada a partir de 14 de janeiro de 2025.
Leia também:
Natal recebe 500 atletas de ginástica rítmica no Torneio Regional de Ginástica Rítmica Nordeste 2024
Segundo o comunicado divulgado no blog da Meta Spark, todos os efeitos desenvolvidos pelos criadores e marcas terceiras serão removidos, enquanto os filtros próprios da Meta continuarão disponíveis. A decisão foi tomada após uma “avaliação completa” da plataforma.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros da Meta Spark, a partir de terça-feira, 14 de janeiro de 2025. Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada Meta Spark. Quando lançamos esta plataforma pela primeira vez, sete anos atrás, experiências infundidas com realidade aumentada eram novas para a maioria dos consumidores”, diz a nota.
Os filtros nos stories do Instagram e Facebook, lançados em 2017, rapidamente se tornaram uma febre entre os usuários, gerando também críticas pelo uso excessivo. Além de popular, essa função fornecia renda para criadores de conteúdo especializado. A Meta orienta que esses profissionais façam o download de suas criações para evitar perdas quando a mudança entrar em vigor em 2025.
